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Sucos que combatem doenças

Há milhares de substancias nos alimentos que nos protegem contra doenças do coração, câncer e outros males, além de retardar o envelhecimento do corpo.

Há milhares de substancias nos alimentos que nos protegem contra doenças do coração, câncer e outros males, além de retardar o envelhecimento do corpo. Muitas delas são encontradas em frutas, legumes e verduras. Sabemos que é importante consumir esses alimentos, mas temos dificuldade de ingerir as quatro ou cinco porções diárias recomendadas. Mas você sabia que sucos de legumes, verduras e frutas são uma maneira deliciosa de atingir essa meta?
Num estudo recente, descobriu-se que o risco de doença de Alzheimer, por exemplo, diminuía significativamente em pessoas que tomavam suco três ou mais vezes por semana em comparação com as que consumiam menos de uma vez por semana. Experimente os seguintes sucos:

De romã: De acordo com estudos realizados em 2005, por um grupo de colegas do Instituto de Pesquisas de Medicina Preventiva de Sausalito, na Califórnia, descobriram que o suco de romã se tomado por dia pode começar a reverter a progressão da doença coronariana em apenas três meses. E outro estudo realizado pela mesma Universidade da Califórnia mostrou que um copo desse suco por dia pode retardar a evolução do câncer de próstata.
De uva: Você já deve ter ouvido falar que o vinho tinto faz vem ao coração. Podemos obter benefícios semelhantes consumindo suco de uva. Ambos são ricos em antioxidantes saudáveis.
Os de verduras e legumes costumam ter menos açúcar e calorias do que os de frutas. O suco de tomate tem alto teor de licopeno, um poderoso antioxidante que pode reduzir o risco de doenças do coração e cânceres de próstata e mama. Você pode misturar legumes e verduras como o espinafre, por exemplo(que ajuda a prevenir defeitos do coração), os brócolis (que ajudam a reverter a toxidade de substancias causadoras do câncer antes que tenha oportunidade de prejudicar o corpo) e a cenoura(que ajuda a proteger contra doenças do coração e câncer e melhorar a visão).

E onde ficam as fibras?
As fibras nos saciam antes de ingerirmos calorias demais. Elas também diminuem a velocidade de absorção dos sucos na corrente sanguínea, ajudando a prevenir variações repentinas dos níveis de glicose no sangue. Assim, se é você quem prepara o próprio suco, mantenha a polpa da fruta nele. Alguns fabricantes também acrescentam fibras aos seus sucos.

Atenção ao grapefruit
Embora tenha alto teor de vitamina C, o suco de grapefruit pode interferir na absorção e no metabolismo de determinadas estatinas como o Lipitor, ansiolíticos como o Valium e certas drogas contra a hipertensão. Quando se toma suco de grapefruit com esses medicamentos, uma quantidade maior da droga entra na corrente sanguínea, o que corresponde a tomar uma dose maior.

Prepare o seu suco
A forma mais saudável e deliciosa de tomar sucos é usar a criatividade para prepará-los. Comece com produtos orgânicos que costumam ter sabor melhor. Se não tiver centrifuga, coloque frutas cortadas, gelo e água no liquidificador.

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