Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Társio, o primata de olhos esbugalhados

Társio, o primata de olhos esbugalhados

Tasius

Bonitinho ou estranho? O társio é um animalzinho pequeno de olhos grandes que é muito mais habilidoso do que você pensa. Confira curiosidades sobre essa incrível espécie

O olho do társio é maior que seu cérebro

O olho do társio é maior que seu cérebro

Para alguns esse simpático animalzinho de olhos grandes seria chamado de bonitinho, para outros, um pouco esquisito. Popularmente conhecido como társio, o tarsius é um gênero de primata pertencente à família Tarsiidae. Atualmente esse animal é encontrado apenas em ilhas no sudeste da Ásia. Ele é dos cartões postais da povo filipino, que desde 1997 faz esforços para proteger seu habitat e deter caçadores.

O társio possui pernas finas e longas, seu pelo é bem macio e como você já deve ter percebido ele tem olhos enormes e brilhantes, ao contrário de seu corpo que mede cerca de 13 centímetros de comprimento e pesa em aproximadamente 200 gramas.

Suas patas e cauda quase que os cola nos galhos

Suas patas e cauda quase que os cola nos galhos

O mais estranho nesse primata é que ele é totalmente desproporcional, suas pernas, patas, olhos, orelhas e cauda são muito maiores que seu miúdo corpo. Porém, mesmo parecendo estranho para nós, essas características são importantíssimas para a sua sobrevivência.

Graças as suas finas patas, o társio consegue segurar galhos finos. Seus dedos possuem ondulações e parecem adesivos, que fazem com que ele praticamente cole nos galhos, isso permite que ele consiga dormir enquanto se manter pendurado, para se manter ainda mais seguro ele utiliza sua longa cauda que pode medir entre 20 a 25 cm de comprimento para se prender ainda mais em um galho.

Os társios possuem 34 dentes e se alimenta principalmente de insetos e pequenos animais vertebrados

Os társios possuem 34 dentes e se alimenta principalmente de insetos e pequenos animais vertebrados

O társio se alimenta principalmente de grilos, cupins, pássaros, morcegos, rãs e besouros, durante a noite, para encontrá-los, ele coloca sua potente audição para funcionar, qualquer pequeno som que esse animais façam já irão ser detectados por ele. Sua audição também é utilizada para sua própria proteção contra seu principal predador, os gatos selvagens.

Suas pernas longas permitem que o társio seja um animal muito ágil, capaz de saltar a uma distância de até 6 metros. Já seus olhos são considerados os maiores entre os mamíferos se comparados ao tamanho de seu corpo. Sua visão é muito boa, principalmente por contar com um pescoço flexível que o possibilita girar a cabeça 180 graus para os dois lados.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas