Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Teclados com padrões diferentes do QWERTY

Teclados com padrões diferentes do QWERTY

Você sabia

Você já deve ter se acostumado com a disposição das teclas do seu teclado do computador. Talvez já até se tenha perguntado por que o teclado foi feito assim e não com a seqüência do alfabeto: A, B, C, D, E, etc. Apesar do mais comum entre nós brasileiros ser o QWERT, existem diversos outros modelos que são utilizados em outros países.

Você já deve ter se acostumado com a disposição das teclas do seu teclado do computador. Talvez já até se tenha perguntado por que o teclado foi feito assim e não com a seqüência do alfabeto: A, B, C, D, E, etc…

Porém, saiba que nem todos os teclados são iguais. Na França e na Bélgica, por exemplo, o plano do teclado é um tanto quanto diferente. O padrão deles é o AZERTY.

De diferente do nosso, as letras A e Q estão trocadas de posição, bem como as letras Z e E. Também a M é movido da direita de N e colocado a direita da letra L. Veja o diagrama dos teclados em francês:

Teclado AZERTY

Teclado AZERTY

Também existe um plano de teclado em alemão, que também é conhecido como “kezboard”. Esse apelido foi dado porque, a disposição das teclas para keyboard no teclado QWERTY para “keyboard”, no QWERTZ seria a palavra “kezboard”.

É diferente do padrão porque as letras Z e Y são invertidas de lugar, já que a letra Z é muito mais usam alemão do que a letra . Além disso existe uma aproximação das teclas T e Z que estão presentes em varias palavras no idioma.

Teclado-Germany

Teclado Alemão

Além do plano em francês e alemão, outros designers também desenvolveram outros diagramas de teclados, como é o caso de August Dvorak.

O Teclado Simplificado Dvorak é recomendado por ergonomistas, pois uma pessoa digitando em inglês no Dvorak move seus dedos por uma distância 42% menor do que se estivesse digitando num teclado QWERTY.

Teclado Dvorak

Teclado Dvorak

Você sabia que também já foi desenvolvido um layout de teclas especialmente para os brasileiros? O plano se chama Br-nativo.

A disposição das teclas não se preocupa em ser baseado no plano QWERTY, mas sim, com o conforto de quem está digitando em português.

Teclado Br-nativo

Teclado Br-nativo

Mas apesar dos benefícios que esse layout promete, ainda não vingou, já que a maioria já se acostumou com o plano QWERY.

Alguns até comparam digitar em um teclado com nova disposição como aprender um novo idioma…

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas