Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Tensão Pré-menstrual/ TPM

Tensão Pré-menstrual/ TPM

Até 85% das mulheres sofrem deste desconforto A chamada tensão pré-menstrual mais conhecida como TPM terror da maioria das mulheres é um conjunto de sintomas comportamentais e físicos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual. Este mal afeta não só a área ginecológica, mas também áreas psicológicas e sociais, por este motivo em algumas […]

Até 85% das mulheres sofrem deste desconforto

A chamada tensão pré-menstrual mais conhecida como TPM terror da maioria das mulheres é um conjunto de sintomas comportamentais e físicos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual. Este mal afeta não só a área ginecológica, mas também áreas psicológicas e sociais, por este motivo em algumas mulheres esta situação é tão severa que acaba por afetar e muito seu humor neste período que vária de dois a cinco dias.

O que é

Teoricamente a TPM é uma serie de sintomas desagradáveis que afetam as mulheres antes de seu período menstrual, porém quando chega bem na véspera da menstruarão os sintomas da TPM pioram. Quando o período menstrual termina os sintomas acabam.

Apesar de ser um incomodo grande a TPM, tem suas causas reveladas, seus sintomas são bem claros, pode haver prevenção, além de existir tratamentos em casos onde esta tensão torna-se intolerável.

Causas

Acredita-se que a função fisiológica do ovário é que dispõe os sintomas da TPM, ou seja, ele acaba alterando a atividade serotonina*, para que fique mais claro a explicação mais próxima para a TPM seriam as influencias hormonais do ciclo que interferem no sistema nervoso central, essas influências são normais na menstruação, mas variam de pessoa pra pessoa.

*Um neurotransmissor, no sistema nervoso central.

Sintomas

Os mais comuns e frequentes desconfortos seriam: stress, dificuldade de concentração, esquecimento, raiva, sensibilidade, desconforto abdominal, fadiga, irritabilidade, aumento do apetite, acne, calorões, palpitações, mau humor, humor deprimido, cansaço, dentre outros.

Sintomas mais sérios:

Depressão com distúrbio de sono;

Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas);

Retenção de líquidos (inchaço o que trás como consequências dores nas pernas);

Prevenção

Para prevenir tais males da TPM não é difícil, até por que os sintomas não são graves apesar de incômodos, podendo variar a cada ciclo, entretanto manter hábitos saudáveis ajuda muito a prevenir os maus da tensão pré-menstrual, comece modificando seu hábito alimentar, não ingerir gordura, corte um pouco do sal, cafeína (café, bebidas a base de cola, chá), açúcar, etc., modere na hora das refeições fracione, faça uma dieta regada a fontes de cálcio e magnésio alimentando-se de leite e iogurte desnatado. Não ingira bebidas alcoólicas. Exercite-se regularmente, tente evitar o estresse.

Tratamento

O tratamento depende de pessoa pra pessoa, pois em algumas mulheres os sintomas são mais fortes do que em outras. Mas em geral o tratamento consiste em modificações alimentares, comportamentais, e tratamentos medicamentosos.

Em casos de desconfortos momentâneos como dores abdominais e cólicas podem-se encontrar medicamentos em farmácias que não precisam de receita médica, mas é preciso prestar atenção no que se toma peça informações.

Consultar o médico:

Os sintomas persistiram Mesmo após a menstruação? Procure o médico, pois você pode estar sofrendo complicações mais sérias.

Mulheres que não estão ovulando devido a gravidez, por tomar pílulas, ou pela menopausa, não tem TPM.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas