Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Tipos de alergia

Tipos de alergia

São quatro tipos de reações alérgicas por parte do organismo: anafilática, tuberculina, síndrome tóxica e citotóxica

Tipos de alergia
Ilustração: Claudia Marianno

Tradicionalmente considerou-se que existe dois tipos de alergias: a imediata e a demorada.

No caso de alergia imediata aceita-se a existência de anticorpos circulando no sangue que desencadeiam uma reação alérgica ao entrar em contato com os antígenos. Nestas alergias desempenham um papel importante certas substâncias, em especial a histamina. Nas alergias demoradas, a alergia é iniciada por células mononucleares, especificamente modificadas que contém substância ou mecanismo capaz de responder de modo específico ao antígeno.

Posteriormente demonstrou-se a existência de quatro tipos de reações alérgicas por parte do organismo:

anafilática
tuberculina
síndrome tóxica
citotóxica

A reação é anafilática quando os antígenos reagem com anticorpos absorvidos passivamente por algumas células; neste caso a reação alérgica é imediata. Os tecidos cuja células absorvem os anticorpos costumam encontrar-se no ponto de entrada dos antígenos, pelo que os órgãos mais afetados são, em geral, os mais expostos: respiratórios, cutâneos e digestivos. Estes tipos de reações são as mais conhecidas porque são facilmente reproduzíveis em laboratório.

A reação tuberculinica produz-se quando os antígenos encontram-se localizados em alguma área do organismo e reagem com células mononucleares modificadas especificamente. Chama-se também hipersensibilidade de ferida e corresponde a alergia demorada. Manifesta-se entre as 24 e 28 horas depois de produzir-se a manifestação do alergino. Esse tipo de reação é causador da recusa de órgãos em certos transplantes, assim como a recusa de enxertos da pele que não procedem do mesmo indivíduo.

Na síndrome tóxica complexa, os antígenos reagem com os anticorpos dos tecidos, onde formam-se microprecipitações que lesionam secundariamente as células.

Nas reações citotóxicas, os organismos são componentes específicos das células dos tecidos; neste caso, os anticorpos podem proceder de um outro organismo, como pode ocorrer em uma transfusão sanguinea, ou pode formar-se no próprio organismo, o qual conhece-se pelo nome de autoalergia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas