Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Tipos de engenharia e suas funções

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 26 de outubro de 2011 às 15:03
Autor Por: Ricardo Peroto

Tipos de engenharia e suas funções

Saiba um pouco mais sobre alguns campos de engenharia, as oportunidades de trabalho que o mercado apresenta e em quais áreas o profissional pode atuar.

Tipos de engenharia e suas funções

Saiba um pouco mais sobre alguns campos de engenharia, as oportunidades de trabalho que o mercado apresenta e em quais áreas o profissional pode atuar.

Engenheiro Civil

Engenharia Civil

A engenharia civil é um ramo da engenharia responsável por projetar, gerenciar, e executar obras, acompanhando todas as etapas na construção de casas e edifícios.

A atuação direta de um engenheiro civil é analisar bem o local, verificando o solo, fazendo estudos da insolação e ventilação da área para que com bases nos dados obtidos possa projetar especificando melhor a estrutura das instalações (elétricas e hidraulicas), e também para definir o material ideal para se utilizar.

O engenheiro também fiscaliza e supervisiona as equipes de trabalho, estipulando prazos, padrões de segurança, custos, enfim administra os recursos gerenciando a infraestrutura da obra.

Oportunidades para um engenheiro civil

O mercado de trabalho nesta área, atualmente já oferece boas oportunidades para os profissionais, mas nos próximos anos a expectativa é que a demanda cresce ainda mais.

Um dos motivos para isso é que o mercado principalmente imobiliário segue com grande procura por engenheiros civis, além do que setores de obras como as de plataformas, refinarias, estaleiros, entre outros também apontam boas perspectivas.

Engenharia civil abrange muitos campos, um profissional nessa área pode se especializar em: gerencia de recursos prediais, saneamento, transportes, construções urbanas, estruturas e fundações.

Engenharia de produção

Esta gerencia os recursos financeiros, humanos, e os materiais para trazer maior produtividade em uma empresa, é uma peça muito importante, pois um engenheiro de produção busca aperfeiçoar técnicas de produção e planejar escalas de trabalho, buscando racionalizar e administrar bem máquinas e equipamentos, matérias primas, trabalhos logístico entre outras funções que envolvam meios de produção.

Oportunidades: O fato de um engenheiro de produção se encaixar em vários setores apresentam grandes chances de conquistar grandes oportunidades, a parte da cadeia logística, por exemplo, está crescendo muito, possíveis indústrias também atrai o profissional que se dedica a esta área.

Especializações: Produção agroindustrial, desenvolvimento organizacional, planejamento e controle, economia empresarial, entre outras;

Engenheiro Ambiental

Engenharia Ambiental

A Engenharia ambiental estuda problemas ambientais, voltada para desenvolver a economia e o desenvolvimento sustentável.

Quem trabalha nesse ramo desenvolve e aplica tecnologias para a proteção do ambiente perante danos causados pelo homem, procurando preservar a qualidade do solo, do ar e da agua, avaliando o impacto de grandes indústrias e obras sobre a natureza, prevenindo e tratando problemas ambientais.

Áreas abrangentes da Engenharia Ambiental

Recuperação de áreas, recursos hídricos, controle de poluição, gestão ambiental.

Enfim, o engenheiro ambiental avalia os efeitos de produtos sobre o meio ambiente procurando criar meios para diminuir impactos causados na produção industrial.

Outros campos da engenharia:

Engenharia Mecatrônica;
Engenharia Mecânica;
Engenharia da Computação;
Engenharia de Alimentos;
Engenharia Industrial;
Engenharia de Materiais;
Engenharia Química;

Avalie e compartilhe este artigo:

Tipos de engenharia e suas funções
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Quais são as causas da dor de garganta

O que é um quilombo resumo

Conheça os benefícios do suco de limão a saúde

Como acabar com a azia durante a gravidez

Todos os fatalities Mortal Kombat 9 para Xbox 360 e PlayStation 3

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |