Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Tipos de Ultrassonografia

Tipos de Ultrassonografia

Grandes avanços tecnológicos na Área da saúde. O que é Teoricamente o Ultrassom seria um som emitido a uma frequência maior aquela que nosso ouvido pode captar. Até aproximadamente 20 000 Hz ainda é o som (vibrações no ar), variado de 20 Hs a 20 000 Hs que nosso ouvido suporta.  Acima disto já seria […]

Grandes avanços tecnológicos na Área da saúde.

O que é

Teoricamente o Ultrassom seria um som emitido a uma frequência maior aquela que nosso ouvido pode captar. Até aproximadamente 20 000 Hz ainda é o som (vibrações no ar), variado de 20 Hs a 20 000 Hs que nosso ouvido suporta.  Acima disto já seria o ultrassom, e abaixo dessa média são os infrassons.

À medida que a frequência aumenta a amplitude das vibrações vai se reduzindo.

Para gerar o ultrassom são utilizadas cerâmicas ou cristais piezoeléctricos que produzem oscilações mecânicas como respostas de impulsos elétricos.

Na medicina

Desenvolvido para uso na medicina o ultrassom, é uma tecnologia rápida e eficaz capaz de visualizar os órgãos internos de uma pessoa, buscando vascular o fluxo sanguíneo e os tecidos do paciente. Hoje em dia os ultrassons mais utilizados são os 3D e o Doppler*, muito utilizado para medir a taxa de fluxo sanguíneo nas artérias e no coração.

*Doppler – Que tem como base o efeito chamado Doppler o qual altera a frequência dos ecos quando o objeto refletido se move.

Os aparelhos de ultrassom utilizados na medicina utilizam uma frequência de 2 até 14 MHz.

Ultrassom 2D

É o método convencional, ainda essencial aos diagnósticos médicos, assim como os outros utilizados, para perceber possíveis problemas como pé torto, fenda labial, doenças genéticas do feto, entre outras hipóteses.

Ultrassom 3D

Já o 3D gera imagens tridimensionais, desde que capta imagens bidimensionais, as imagens ficam, com efeito, 3D devido a um software que converte estas imagens possibilitando uma melhor visão dos órgãos a serem examinados. O ultrassom 3D é a utilizada durante a gravidez para saber se o bebê esta bem avaliar o feto, verificar o desenvolvimento dos membros tudo nos mínimos detalhes.

Ultrassom 4D.

A novidade mais avançada este método permite avaliar em quatro dimensões, para que fique mais claro seria a imagem 3D só que em movimento, também é usada para observar o feto em movimento.

Ultrassom morfológico.

Este aparelho é o utilizado para avaliação durante a gravidez desde a fase embrionária, quando o feto ainda é um pontinho, entretanto a fase ideal para utilizar este aparelho é por volta da 26ª semana, desta forma é possível conhecer traços do bebê como pernas, braços, corpo, e o sexo (anatomia interna e externa) da criança mesmo antes do nascimento.

É Importante saber:

A Ultrassonografia Não utiliza radiação ionizante.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas