Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Tomar banho na água muito quente faz mal?

Tomar banho na água muito quente faz mal?

Aquele banho!

Por mais gostoso que o banho possa estar, ele também está fazendo sua pele perder a viscosidade e o brilho. O couro cabelo também tende a perder a oleosidade natural ocasionando a sua queda.

Banho quente

Existe algo tão bom quanto chegar em casa e tomar um banho quente e relaxante? Dificilmente. Mas será que essa prática pode ser nociva de alguma forma pra sua saúde? Vamos primeiro a um pequeno teste:

Será que você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? Rins, pulmão, fígado, intestino? Se você acha que é algum destes está completamente errado. Por incrível que pareça, a pele é o maior órgão do corpo humano. Ela representa cerca de 15% do peso total de um ser humano.

A pele serve muito mais do que para proteger os nosso corpo, ela também é um órgão sensorial, que permite que células nervosas enviem informações sobre as condições do local onde estamos diretamente para o cérebro.

Um órgão tão importante quanto à pele merece toda uma atenção especial, não concorda? Para começar, é importante que a pele esteja sempre limpa, livre de fungos e bactérias, por isso é necessário que se escolha com sabedoria os produtos de higiene que se irá utilizar e a quantidade também.

Pele versus água quente

Pela composição química, o produto mais utilizado para a limpeza da pele é o sabonete e, realmente, ele é o mais indicado. Porém ficar por muito tempo debaixo do chuveiro quente ou tomando aquele banho de espuma por mais por horas não é saudável. Saiba que a quantidade de água na pele é maior que a do ambiente, daí ela começa a evaporar e provoca o ressecamento da mesma.

O problema é que a temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode ser que apresente coceiras na pele- Fernando Bezerra

Por mais gostoso que o banho possa estar, ele também está fazendo sua pele perder a viscosidade e o brilho. O couro cabelo também tende a perder a oleosidade natural ocasionando a sua queda.

Para evitar esse tipo de problema, os dermatologistas aconselham que as pessoas passem o menor tempo debaixo do chuveiro e com a água o mais fria possível.

“O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave”, explica a dermatologista Meire Parada Brasil. Portanto, a médica aconselha a reduzir o tempo da ducha, que serve apenas para lavar o corpo e não desestressar.

A especialista ainda dá outra dica a quem não consegue ficar sem, pelo menos, dois banhos por dia. “O sabonete tem de ser usado em todo o corpo uma única vez. No segundo banho, deve-se usá-lo apenas nas axilas, no genital e nos pés”, afirma Meire.*

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas