Você está em: Clikaki »   Esportes » Torcidas Organizadas do Brasil

Torcidas Organizadas do Brasil

A Torcida organizada é uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo. A maioria das torcidas brasileiras é uniformizada, sendo que seus membros usam roupas com a marca da própria torcida... Veja um pouco mais sobre as torcidas organizadas do Brasil.

Torcidas Organizadas
O que são

A Torcida organizada é uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo. A maioria das torcidas brasileiras é uniformizada, sendo que seus membros usam roupas com a marca da própria torcida. Lembrando que as associações de torcedores usualmente adotam também um mascote próprio, onde a partir dele é feito a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida ( marketing) e buscando lucro.

Os ingressos para acompanhar os eventos são concebidos pelos diretores dos clubes para que a torcida possa acompanhar o futebol. Sendo comum que parte dessas entradas sejam revendidas para outros torcedores, seja por preço menor ou maior.

Violência

Muitas torcidas organizadas envolvem-se em atos de violência, onde a polícia local envolve-se para evitar os confrontos. Várias medidas são criadas para que haja o enfraquecimento dos conflitos sabendo que não é fácil conter uma multidão. É muito comum também a participação de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas nas periferias das grandes cidades dentro das torcidas.

No Brasil

No Brasil o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP – Torcida Uniformizada do São Paulo.

Em seguida a “Charanga do Flamengo”, fundada em 1942, por Jaime de Carvalho, durante a realização de um “Fla-Flu” disputado no Estádio de Laranjeiras. Posteriormente, em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco da Gama, se caracterizando como a primeira torcida organizada nos moldes atuais da sociedade.

Objetos utilizados

Durante os jogos, as torcidas organizadas utilizam diversos tipos de materiais, como bandeiras de grande porte, faixas com o nome da torcida e fogos de artifício. Essas torcidas também criam gritos de Guerra e músicas para exaltarem seus clubes e implicarem a torcida adversária.

Enfim para ficar mais claro qual é a estrutura de uma torcida organizada os cargos mais importantes são: presidente, vice-presidente e tesoureiro, onde na maioria das vezes esses cargos são remunerados, são pagos com a renda obtida das mensalidades pagas pelos membros e pela venda de produtos ligados à torcida.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas