Você está em: Clikaki »   Saúde » Câimbra Muscular

Câimbra Muscular

A câimbra é uma contração espasmódica muito dolorosa, involuntária e transitória de um músculo isolado ou de um grupo de músculos... ...Veja os sintomas e o que é a câimbra.

O que é câimbra?

É uma contração espasmódica muito dolorosa, involuntária e transitória de um músculo isolado ou de um grupo de músculos.

Em que parte do corpo se produz?

CâimbraPodem aparecer em qualquer lugar do corpo, mais com maior frequência afeta os músculos das panturrilhas, dos dedos dos pés e também da túnica muscular do estômago.

Atinge mais a uma pessoas do que a outra?

Pode afetar qualquer pessoa, no entanto parecia que algumas pessoas tem especial predisposição para sofre-las. Existe também algumas profissões que o exercício a produz. A chamada câimbra profissional, que afeta grupos de músculos que estão submetidos a contrações intensas e prolongadas, é próprio de músicos, costureiras, escritores, bailarinas, etc. Assim mesmo alguns esportes, como o ciclismo e a natação, podem provocar câimbras.

A que se deve?

A causa das câimbras são múltiplas e estas podem apresentar-se tanto em repouso como em movimento. Podem ocorrer em ambientes frios (câimbra dos nadadores) ou depois de um exercício violento ou de uma sudorese excessiva. Também podem dever-se a fadiga muscular, a diarréias agudas (como a cólera), a doenças (como tétano e a diabetes), a deficiência de cálcio no organismo (tetania) ou a uma intoxição alcoólica. A gravidez também pode causar câimbras.

Que sintomas costumam apresentar as câimbras?

Uma dor brusca e intesa originada pela contração muscular, a qual é perceptível ao tato.

Dura muito tempo a dor?

Costuma parar em alguns minutos, especialmente se, for aplicada uma boa masagem no lugar afetado ou se aplicar calor, oque provoca o relaxamento muscular. A câimbra localizada nas panturilhas costuma ceder se o paciente levantar-se e ficar nas pontas dos pés.

Que tratamento deve ser seguido nestes casos?

Se as câimbras se devem a causas fisiológicas, é conveniente o repouso e recomenda-se a ingestão de água ligeiramente salgada, tabletes de sal ou sais de quinina. Se obedece a alterações patológicas, tem que se tratar a doença causal.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas