Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Trombose tem cura?

Trombose tem cura?

Cuidados

A trombose afeta principalmente pessoas que ficam muito tempo paradas.

A trombose afeta principalmente os membros inferiores.

A trombose afeta principalmente os membros inferiores.

Com certeza você já deve ter notado, que sempre quando sofremos um corte, o sangue escorre durante um tempo e depois para, isso se deve a incrível capacidade do sistema de coagulação do nosso corpo, que é altamente eficaz. Essa habilidade funciona da seguinte maneira, ao notar um sangramento as plaquetas se convergem para o local do ferimento e formam um trombo para impedir que o sangramento continuei. Algum tempo depois, esse trombo se dissolve, fazendo com que a circulação volte ao normal.

Formação de um trombo na corrente sanguínea. (Foto: Wikipedia)

Formação de um trombo na corrente sanguínea. (Foto: Wikipedia)

Porém em algumas pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia, esses trombos (coágulos) acabam se formando em lugares onde não houve sangramento, principalmente nos membros inferiores. Por apresentar um estrutura sólida e amolecida, a qualquer momento um fragmento pode acabar se desprendendo e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Lá nos pulmões, dependendo do tamanho do trombo, existe a chance de ocorrer um entupimento (embolia pulmonar) que pode levar a morte súbita.

Sintomas

Os sintomas da trombose variam de pessoa para pessoa, em alguns casos ela pode ser totalmente assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, já em outros ela apresenta sintomas como dor, inchaço e aumento de temperatura nas pernas, endurecimento da pele e coloração vermelho-escura ou arroxeada.

As principais causas que levam a trombose são: varizes, cirurgias, cigarro, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, imobilidade devido a longas internações hospitalares e pouca movimentação durante longas viagens. Além disso, existem diversos fatores de risco, como: predisposição genética, idade avançada, colesterol alto, obesidade, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam as chances da pessoa desenvolver trombose.

Trombose tem cura?

Felizmente a trombose tem cura e ela é feita através de um tratamento com o uso de medicamentos receitados pelo médico. Em certos casos, o paciente deve ficar internado para que o tratamento seja bem sucedido. Porém, é importante ressaltar que pessoas que já tiveram casos de trombose anteriores, possuem mais chances de desenvolverem um novo quadro da doença, por isso é necessário realizar um acompanhamento médico regular.

Na maioria das vezes o tratamento é feto com medicamentos que ajudam a reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo – conhecidos como anticoagulantes. Eles ajudam a diminuir o risco e a evitar que problemas voltem a acontecer e o aparecimento de sequelas. Porém, eles devem ser utilizados apenas com prescrição médica.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas