Tuberculose Intestinal Sintomas

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » Tuberculose Intestinal Sintomas





Tuberculose Intestinal

Tuberculose Intestinal Sintomas

A tuberculose intestinal é uma doença infecciosa provocada pela presença do bacilo de Koch nos intestinos, com formação de úlceras que têm tendências a disseminação e que, às vezes, ocasionam estenose (estreitamentos) cicatriciais. Antigamente era a enfermidade infecciosa intestinal mais freqüente, mas hoje em dia está quase erradicada.

A infecção é quase sempre secundária a uma tuberculose pulmonar (o micróbio pode migrar do pulmão ao intestino por via sanguinea, via oral ou se o indivíduo ingere seu próprio catarro) e, com menor freqüência, a uma tuberculose laríngea. Também pode ocorrer a ingestão de leite contaminado. Existem diferentes formas da doença, das quais podemos citar algumas:

Tuberculose ulcerativa ordinária. A princípio não costuma ocorrer dor nem perda de apetite, sendo o único sintoma uma prisão de ventre persistente. À medida que o processo avança aparece diarréia abundante que deixe o doente num estado de grande debilidade e desnutrição. Em alguns extremos pode sobrevir uma peritonite ou hemorragia intestinal.

Tuberculose ileocecal pseudotumonal. Afeta o íleo e o ceco. Produz manifestações gerais pouco específicas, como perda de peso e apetite, sensação de peso após a mínima ingestão de alimentos, prisão de ventre e diarréia alternados. Nas fases avançadas surge uma intensa diarréia que provoca grande desnutrição.

Tuberculose retal ulcerativa. Incide no reto ou posição final do intestino grosso. Caracteriza-se pela presença de fezes mucopurulentas e um desejo contínuo e doloroso de evacuar (tenesmo).

O tratamento de tuberculose intestinal na baseia na administração de medicamentos antituberculósicos e da observação de uma dieta adequada, sempre sob controle médico. Existe uma série de medidas preventivas (vacinação, teste da tuberculose, pasteurização do leite etc.) a nível social que devem ser complementadas com as que cada caso particular exige (higiene da habilitação e dos alimentos, notificação da doença e isolamento dos doentes etc.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes