Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Tudo começou com a Maçã (parte II)

Tudo começou com a Maçã (parte II)

Ciência

De pequeno pensador a grande gênio, Isaac Newton com apenas 24 anos mudou o mundo

dd

Da cátedra universitária ao jogo na bolsa

Três anos depois, Newton tornava-se catedrático da universidade de Cambridge. Ser professor universitário aos 27 anos de idade é fato raro ainda hoje. No século XVII, sua nomeação foi considerada até escandalosa. Alheio ao rebuliço causado pela pouca idade, Newton dedicou-se a pesquisar os raios luminosos. Formulou a teoria corpuscular da luz, segundo a qual a luz é produzida pelo deslocamento de miríades de partículas emitidas pelos corpos luminosos. Então, durante muito tempo, houve controvérsia entre os partidários da teoria corpuscular e os da teoria ondulatória da luz. Com o estabelecimento da mecânica quântica, as duvidas foram resolvidas: a luz tem propriedade de partícula e de onda  simultaneamente. Newton descobriu, ao mesmo tempo, que a luz branca resulta da mistura de sete cores básicas.

O volume de pesquisas e descobertas de Newton é muito grande. Criou o calculo infinitesimal; aperfeiçoou a fabricação de espelhos e lentes; fabricou o primeiro telescópio; descobriu leis que regem o fenômeno das marés e isso foi extremamente útil a Inglaterra, cujas atividades  econômicas dependiam da navegação marítima. Assim mesmo, ainda dispunha de tempo suficiente para jogar na bolsa. Baseando-se no calculo das probabilidades, conseguiu em pouco tempo, acumular a fortuna de 32 mil libras esterlinas.

O caminho para a imortalidade

Os ingleses achavam que um talento assim devia ser mais aproveitado: a rainha Ana nomeou como diretor da casa da moeda. Newton então fortaleceu a moeda e reergueu o crédito nacional. Isso também foi importante para um país cuja economia baseava no comércio com o exterior. Em 1705 a  rainha outorgou a Newton o titulo “Sir”. Foi o primeiro cientista a receber tal honra, contudo, esta acensão a nobreza em nada modificou a simplicidade de Isaac Newton. Quando louvaram sua atuação cientifica, respondeu: ” Não sou mais perspicaz que os outros: sei apenas raciocinar com paciência”.

newton_0

Foi eleito duas vezes membro do parlamento; foi presidente vitalicio da sociedade real,que congregava os mais célebres pensadores do seu tempo; foi sócio correspondente da academia Francesa de Ciências.

Atacado em 1725 por pneumonia e a seguir pela gota, ainda por dois anos exerceu atividades intelectuais. Morreu a 20 de março de 1727, aos 85 anos. Seu Funeral foi grandioso: seis membros do parlamento inglês carregaram seu caixão até a abadia de Westminster, onde repousa até hoje. Personagens ilustres da época vieram do mundo inteiro para amentar a morte deste grande gênio. Logo depois, foi-lhe erguida uma estátua, em Cambridge, com os dizeres: “ultrapassou os humanos pelo poder de seu pensamento”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas