Você está em: Clikaki »   Saúde » Tudo sobre anorexia

Tudo sobre anorexia

Sabe o que é anorexia? Já ouviu falar? Então descubra tudo sobre essa doença que recentemente tem crescido principalmente entre os adolescentes.

Muitas mães se deparão com o problema de falta de apetitedos seus filhos. Esse problema é chamado de anorexia, quepode ser própria da constituição do indivíduo dificilmente corrigida, ou adquirida, que ocorre em consequência de um problema patológico.

Anorexia

Conheça agora algumas curiosidades sobre a doença: 

 

Existe alguma doença capaz de produzi-la?

Não. É um sintoma que aparece em muitas doenças. Entretanto, nem sempre pode-se determinar a causa que a produz

É verdade que a anorexia pode ter origem nervosa?

Sim, muitas vezes se dá devido a complicados processos psicológicos em crianças muito inquietas, com problemas familiares; com problemas psíquicos,ou simplesmente com mães que a forçam a comer em exesso, produzindo umarecusa ao alimento. Existe também a chamada propriamente de anorexia nervosa,que ocorre em adolescentes principalmente nas garotas, que devido a problemas estéticos, iniciam regimes tão rigorosos que ocasionam total inapetência. Neste caso, a perda de peso é bastante evidente, assim como os atrasos no crescimente e no desenvolvimento sexual.

Quando uma criança perde o apetite, que fazer para saber se está ou não doente?

Se a criança desenvolve uma atividade normal, é bem provável que não tenha nenhuma doença, e que a anorexia seja apenas passageira. Caso dure por muitos dias é aconselhável procurar um médico.

Caso se prolongue, o que pode acontecer?

Quando a falta de apetite é prolongada, pode ser sintoma de uma doença crônica, como anemia.Nestes casos, se não for tratada a tempo pode provocar uma diminuição do crescimento na criança.

A anorexia pode aparecer em recém-nascidos?

Aparecem em alguns recém-nascidos de pouco peso, nervosos e muitos agitados,que primeiro permanecem passivos diante da comida e depois passam a recusá-la totalmente. Esta é uma situação que, caso se prolongue, interferirá gravemente em seu desenvolvimento.

E em crianças?

Também, e com maior frequência do que no caso anterior. Costuma aparecer entre os cinco e os oito meses, e geralmente está relacionada com a mudança de alimentação.

A anorexia pode ser confundida com outro problema?

Se for passageira não costuma trazer problemas. Caso seja prolongada pode ocasionar retardamento no crescimento. Na chamada anorexia nervosa podem ocorrer sérias alterações, já que a falta de alimentação é quase completa. Também pode ocasionar anemia e carência de vitaminas, e ainda favorecer as infecções, já que o organismo fica indefeso.

É comum encontrar crianças que se alimentem mal. A que se deve isso?

Se não houver uma doença que justifique isso, as causas podem ser complexas. De um lado estão os hábitos alimentares, isto é por estaer acostumada a certos tipos de alimento, recusa outros ou comer fora do horário. Por outro lado, pode ser uma aversão tardia (após 12 meses), que cria uma dependência do leite materno e consequêntemente recusa de autros alimentos.
Nas crianças alimentadas com leite artificial, pode aparecer a inapetência caso a mãe coloque uma quantidade excessiva de comida, ou deseje que seu filho coma alimentos inadequados à sua idade.
Também no período de amamentação podem surgir problemas de recusa a determinados alimentos ingeridos pela mãe, devendo esta evitar ingeri-lo novamente.

Existem medicamentos para estimular o apetite?

A maioria dos medicamentos considerados como estimulantes do apetite não surtem muito efeito, pois contêm substâncias que causam efeitos indesejáveis, como sonolência ou mesmo a inibição do hormônio do crescimento.

E as vitaminas, não são eficazes?

Até o momento não foi comprovada uma ação significativa sobre o apetite. Por outro lado, devemos ser muito cautelosos com seu uso, porque mesmo que, geralmente, sejam consideradas inócuas, podem causar graves problemas. Por exemplo, o abuso de vitamina A para combater a inapetência de uma criança pode lhe causar uma intoxicação, aumentando, assim, sua anorexia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas