Você está em: Clikaki »   Educação » História » Um pouco sobre a famosa Dog Tag

Um pouco sobre a famosa Dog Tag

Dog Tag

Saiba um pouco sobre aquelas duas chapinhas que você usa em volta do pescoço mas nem faz ideia para que serve.

dog-tag

Sabe aquele colarzinho com duas chapinhas que você compra do tio hippie só porque achou maneiro? Ele na verdade é uma chapa de identificação militar, ou popularmente chamado de dog tag.

Sim, a chapinha que você manda gravar seu nome, foi e ainda é usada por militares do mundo inteiro para a identificação do soldado, em um primeiro momento, para caso ele esteja morto.

Ambas as chapas vem com informações vitais sobre o soldado, tais como sua patente, classe, tipo sanguíneo, nome e vacinas tomadas (em alguns caso é adicionado uma 3° chapa de cor vermelha caso este soldado precise de uma atenção especial).

A ideia de não ser apenas mais um soldado morto e ser jogado em uma vala comum veio na guerra de secessão (guerra civil norte americana) onde os homens costuravam seus nomes nos uniformes.

test

Dog tag Alemã da segunda guerra mundial

Naquela época a maneira de identificação ficava por conta de cada soldado, alguns faziam um colar com um pedaço de madeira escrito o nome de solteiro, outros escreviam em papel mas a maioria costurava na parte interior de seus uniforme o nome.

A coisa se popularizou mesmo quando o regimento de George Gordon Meade’s costurou em seus uniformes o nome dos respectivos soldados e a companhia pertencente, que após uma batalha conseguia distinguir os corpos indigentes dos da companhia de Meade’s.

A primeira requisição de dog tags oficial foi feita em 1899 que ficou a cargo do capelão Charles C. Pierce o qual criou nas Filipinas o Departamento de Identificação Filipino, este também forçou a entrada das “dog tag” no kit militar básico.

O modelo da dog tag que conhecemos hoje ficou famoso graças a segunda guerra mundial e a guerra do Vietnam, este que você compra do tio Hippie é o modelo americano, pois as chapas de identificação pode variar de país para país.

Por que duas chapinhas?

dog tag

Dog tag modelo americano

Ambas são idênticas, mas em caso de morte do soldado, uma fica com o corpo e a outra com o oficial, este encarregado de entregar ao ministério de guera junto com os documentos do soldado (e também a carta para a família dizendo que ele era um bom garoto e morreu heroicamente).

Hoje o instituto de pesquisa militar americano está aperfeiçoando as dog tags, e uma que ainda está em pesquisa é um microchip colocado no dente do soldado tornando assim ele imune aos “roubos de dog tags” como ocorreu no Iraque e ainda ocorre no Afeganistão, afinal sempre tem um querendo um graninha fácil vendendo algo no ebay.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas