Você está em: Clikaki »   Educação » História » Um resumo sobre os piratas

Um resumo sobre os piratas

Piratas

O verdadeiro Jack Sparow era bem mais agressivo. Saiba, resumidamente quem eram os piratas e o que eles realmente faziam

Resumo sobre os piratas

Desde o final do Século  XVI até entrando no século XVIII o mar do caribe foi o território de caça predileto dos piratas. A princípio suas atividades se centraram principalmente nos navios  espanhóis, porém depois suas atividades se estenderam a outras nações causando certo desconforto a todos os mercadores daquela região.

Os imensos tesouros de prata e ouro transportado pelos espanhóis foram o primeiro incentivo para os piratas, muitos dos quais contavam com sanções oficiais de nações em guerra com a Espanha. Em uma era onde a comunicação era difícil e uma informação demorava dias para atravessar fronteiras, era difícil distinguir a pirataria oficial (corsários apoiados pelos governos) da pirataria puramente ilegal.

navio-pirata

Os tripulantes dos navios piratas eram compostos por todo o tipo de gente, em sua maioria marinheiros que ansiavam ser livres e conquistar riquezas. Também haviam escravos fugidos e mendigos além do clássico delinquente fugindo da lei.

O sistema politico do barco no geral era bastante democrático, seus capitães eram eleitos através de votos e também poderiam ser depostos a qualquer momento.

bau-pirata

Os pirata gostavam de usar barcos velozes e de tamanho pequeno capaz de combater e fugir quando era necessário, o método preferido de combate era abordar o navio inimigo e lutar com sua tripulação corpo a corpo.

Normalmente atacavam barcos mercantes com pouca defesa mas também atacavam cidades costeiras e navios de guerra se a carga realmente valia a pena. No geral eram totalmente indisciplinados, bebiam muito e acabavam com suas vidas no mar ou em prostíbulos depois de uma breve, porém intensa, vida de ”aventuras”.

Nos dias de glória da pirataria eles chegavam a controlar pequenos povoados que se convertia em uma base onde contratavam tripulações, vendiam mercadorias e reparavam seus navios.

navio-afundado

Algumas nações fizeram vista grossa enquanto os piratas não importunava seus navios. Entretando, quando o Caribe foi se povoando e  se tornado economicamente relevante,  todas as nações declararam guerra a bandeira negra e os piratas foram aos poucos desaparecendo enquanto seus navios eram despedaçados, seus tripulantes enforcados e suas bases capturadas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas