Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Informática » Vantagens da internet 4G

Vantagens da internet 4G

+ Velocidade

Duas linhas de frequência transportam diferentes dados, o que torna a conexão melhor e mais estável.

Velocidade maior da internet em aparelhos móveis

Alta velocidade para aparelhos móveis

A internet 4G tem como principal foco disponibilizar uma internet de alta velocidade para os aparelhos móveis como celular, tablet, Iphone entre outros. Essa nova tecnologia é a sucessora direta da 3G, sua sigla significa 4th Generation.

Principais vantagens

A principal melhoria é na facilidade de enviar e carregar dados, assim seria possível, você assistir um filme em alta qualidade sem travar enquanto ele está sendo baixado, ou enviar para a internet ou para seu computador o vídeo que você está gravando no mesmo momento.

A promessa da internet 4G é que ela aumente a velocidade em até 10 vezes em comparação ao 3G, além disso, ele será muito mais estável, permitindo uma conexão normal até mesmo dentro de veículos em movimento.

Assim como a internet de computadores essa nova geração utilizará o mesmo sistema de protocolo IP, que permitirá que um número muito maior de usuários a utilizem simultaneamente ser ter problemas de lentidão ou queda de conexão.

Atualmente a internet 4G está em fase de testes no Brasil, e ela vem sendo implementada em algumas cidades, a primeira delas foi Brasília através da televisão a cabo Sky, que disponibilizou o serviço apenas para modems fixos, ou seja, para casas ou escritórios, em seguida foi Coritiba pela operadora Claro, que já funciona para a telefonia móvel. De tempo em tempo novas cidades estarão recebendo o novo serviço, principalmente as cidades cedes da Copa do Mundo.

Diferenças entre 3G e 4G

  • Os aparelhos e modens 3G são compatíveis com o antigo 3G.
  • Os aparelhos e modens 4G não são compatíveis com aparelhos e modens 3G .
  • A rede 3G é até 3x mais rápida do que a rede 3G.
  • A rede 4G é até 10x mais rápida do que a rede 3G.
  • Onde não houver cobertura 4G, seu aparelho conectará automaticamente na rede 3G.

As faixas destinadas ao 4G possuem diferenças entre si. Enquanto a frequência de 2,5 GHz transporta dados mais pesados, a de 700 MHz cobre territórios mais amplos. Isso ocorre porque quanto maior a frequência, menor seu alcance e maior a sua potência.

A diferença na capacidade de cobertura também afeta a instalação de infraestrutura. Para cobrir uma mesma localidade, são necessárias mais antenas na faixa de 2,5 GHz do que estações de rádio-base de 700 MHz.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas