Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Vinho benefícios para a saúde

Vinho benefícios para a saúde

Bebida

Apesar de ser consumida na maioria das vezes em datas especiais, o vinho pode ser sim consumido diariamente, esse costume pode trazer diversos benefícios à sua saúde.

A dose baixa de álcool e a quantidade considerável de polifenóis, fazem do vinho benéfico para saúde.

A dose baixa de álcool e a quantidade considerável de polifenóis presente na uva, fazem do vinho benéfico para saúde.

A dose baixa de álcool e a quantidade considerável de polifenóis, presentes nas cascas, sementes e folhas da uvas, cuja função é defendê-las, fazem do vinho uma bebida benéfica para a saúde. É que os polifenóis, ao protegerem as uvas do ataque de vírus, fungos e bactérias, desenvolvem uma poderosa ação antibiótica e antioxidante, transmitido-a para a bebida derivada da fruta.

O vinho tem cerca de 200 tipos de polifenóis. No tipo tinto, a concentração de polifenóis é 10 vezes maior se comparada ao branco. Isso porque o primeiro é fermentado com as sementes e cascas da uva, enquanto o segundo não. Por essa razão, o vinho tinto traz mais benefícios à saúde do que o branco, que em oposição, tem uma maior ação antioxidante.

Mas se os polifenóis estão na casca e na semente da uva, por que não tomar o suco da fruta? Sem a adição de álcool ele não seria mais saudável? Parece contraditório, mas a resposta é não. É que o álcool auxilia o organismo a absorver mais polifenóis. Estes, por sua vez, fazem o organismo reter menos álcool. Ou seja, uma relação direta entre essas duas substâncias.

Mas isso não significa que o vinho deva ser ingerido sem preocupações. quando consumido em uma quantidade maior do que o organismo consegue metabolizar, existe o risco de serem desencadeados problemas físicos e até dependência.
Por isso, apesar dos inúmeros benefícios à saúde, o vinho deve ser bebido de forma regular e moderada, junto com as refeições, quando não houver contra-indicação. A dose diária estabelecida para que não se tenha nenhum dano é de 300ml para os homens e 200ml para as mulheres.

O vinho ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento.

O vinho ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Benefícios do vinho

  • Neutraliza os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, dificulta a formação de placas de gordura e coágulos nas artérias.
  • Aumenta a resistência e a elasticidade e a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação.
  • Reduz em cerca de 20% o risco de se desenvolver tumores malignos.
  • Facilita a digestão, combate infecções e melhora o aspecto da pele.
  • Ameniza os sintomas da menopausa, previne osteoporose e diminui em até 50% a incidência de câncer de ovário.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas