Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Vinhos e suas classificações

Vinhos e suas classificações

Tipos de Vinho Os vinhos são denominados de acordo principalmente com a região de cultivo das uvas, teor de açúcar que o vinho contém, variedade das uvas, teor alcoólico entre outras maneiras de avaliação. Método de vinificação Avaliar o vinho de acordo com seu método de vinificação seria classifica-lo como tinto, espumante, branco etc. Vinho […]

Tipos de Vinho

Os vinhos são denominados de acordo principalmente com a região de cultivo das uvas, teor de açúcar que o vinho contém, variedade das uvas, teor alcoólico entre outras maneiras de avaliação.

Método de vinificação

Avaliar o vinho de acordo com seu método de vinificação seria classifica-lo como tinto, espumante, branco etc.

Vinho Tinto: Estes são feitos a partir de uvas vermelhas ou pretas, mas a cor é resultado do processo de maceração que é quando a casca da uva tem contato com o suco durante o a fermentação, sendo que a diferença de tonalidade depende do tipo de fruto e maturidade.

Vinhos Espumantes: Os vinhos tipo espumante como seco e champagne, contém em sua produção dióxido de carbono que são injetados, ou produzidos naturalmente na fermentação. Para ter o efeito espumante o vinho é fermentado 2 vezes, uma para que saia uma parte do dióxido de carbono e outra vez o recipiente é fechado para que o gás permaneça na bebida.

Obs.: “Vinhos Semi-espumante contêm menos de 2,5 atmosferas de dióxido de carbono ao nível do mar a 20 °C”.

Vinho Branco: Para se fazer o vinho branco são utilizadas uvas brancas ou tintas, ou seja, roxas, verdes, qualquer uma, porém a casca é separada do suco durante a fermentação.

Vinho Rosado: Produzido de uvas tintas, porém após breve contato, as cascas que dão a pigmentação ao vinho são separadas. Obtido também pelo corte, isto é, pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto.

Classificados quanto ao teor de açúcar

Seco: Possui até 5 gramas de açúcar por litro.

Meio Doce: Possui de 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro.

Suave: Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.

Vinhos “De mesa”

Finos ou Nobres: são somente produzidos de uvas viníferas.

Especiais: São mistos, produzidos de uvas viníferas e uvas híbridas ou americanas.

Comuns: São característicos de uvas híbridas ou americanas.

Leve: Contém graduação alcoólica de 7° a 9,9° G.L. produzidos de uvas viníferas.

Licoroso: Vinho doce ou seco contém graduação alcoólica de 14° a 18° G.L.

Tipos de Uvas

Conheça alguns nomes de uvas que são utilizadas para a produção de vinhos.

CABERNET SAUVIGNON, CHARDONNAY, CHENIN BLANC, GEWÜRZTRAMINER, MERLOT, PINOT NOIR, RIESLING, SAUVIGNON, BLANC, SÉMILLON, etc.

Enfim esses foram alguns tipos de vinhos que se perdem em uma grande variedade, para você que tem costume de guarda-los em casa ai vai uma dica, já que o vinho se transforma com o tempo, o mantenha em condições de repouso, sempre na posição horizontal, pois assim ele poderá ficar com um ótimo aroma e excelente sabor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas