Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Você é perfeccionista? Saiba como lidar com isso

Você é perfeccionista? Saiba como lidar com isso

Perfeição

Causar uma boa impressão por ser o melhor. Ter medo de falhar. Essas são algumas das características que fazem os perfeccionistas exagerarem demais em suas atividades do dia-dia.

perfeccionismo

O perfeccionismo faz com que as pessoas que possuem esse problema se sintam maus ao não realizarem um trabalho da maneira que eles desejavam.

Muitas pessoas hoje fazem de tudo para tentar ser o melhor em seus afazeres, mas o que há de mal nisso? Antes é necessário entender que se dedicar em algo para que ele se torne o melhor possível é uma coisa, outra bem diferente é ficar obcecado para alcançar um objetivo e se não o conseguir da forma como esperada ficar doente e se lamentar profundamente por isso.

Segundo o jornal “The Boston Herald” o perfeccionismo é visto como a “fobia de cometer erros”

É normal que pessoas bem organizadas gostem que seus trabalhos sejam feitos exatamente como planejados e podem desejar padrões elevados para si mesmos, ainda assim elas percebem e reconhecem quando não podem alcançar seus objetivos da forma como queriam e não encaram isso como fracasso e sim como uma boa tentativa e grande experiência.

Já os perfeccionistas não aceitam errar ou fracassar em seus planos nunca e quando isso acontece ficam arrasados. Alguns deles sentem medo de ser ignorados por outros e por isso esperam demais de si mesmos, o problema disso tudo é que com o tempo isso pode gerar um grande problema, causando muita frustração.

O que você pode fazer

É preciso entender que atingir a perfeição em sentido absoluto é um grande mito. É fundamental reavaliar suas expectativas e ir com calma ao que interessa. Faça devagar e seja confiante, mas esteja ciente de que se não conseguir fazer exatamente como esperava, você tentará outra vez.

Lembre-se de sempre dos seus acertos e não se concentre em pequenos erros, pois esse é o principal defeito dos perfeccionistas.

Procure se preocupar menos com os seus erros, assim você será mais feliz.

Procure se preocupar menos com os seus erros, assim você será mais feliz.

É preciso reconhecer que vez ou outra uma falha ira acontecer e infelizmente pessoas que esperam demais de si mesmas ou de outros nunca são verdadeiramente felizes. Por isso o melhor a se fazer é ser sempre realista e se esforçar em fazer o seu melhor.

Diversifique, aprenda coisas novas e evite pensar em falhas humanas, se esforce em melhorá-las sempre que possível, se não, não se preocupe sem necessidade. Jamais adie suas tarefas ou compromissos do dia por medo delas não saírem como você deseja, cuide para que isso nunca aconteça.

Elimine pensamentos negativos e se lembre de seus pontos positivos. A chave para ser feliz é não ser perfeito e nem exigir isso de ninguém. Pense nisso.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas