Você está em: Clikaki »   Educação » História » Você sabe por que o dia 9 de julho é feriado em São Paulo?

Você sabe por que o dia 9 de julho é feriado em São Paulo?

Revolução

O dia 9 de julho está chegando e você que mora no estado de São Paulo poderá finalmente descansar um pouco, mas você sabe por que esse dia é feriado?

O dia 9 de julho é feriado apenas no Estado de São Paulo (Imagem: Reprodução)

O dia 9 de julho é feriado apenas no Estado de São Paulo (Imagem: Reprodução)

Se você não vive no Estado de São Paulo, provavelmente já deve estar batendo aquela tristeza, visto que dia 9 de julho é feriado para os paulistas. Criado em 1997, até hoje muitos ainda não sabem o significado dessa data, mesmo já tendo 16 anos. Ela tem suas origens nos motins e nas manifestações de 1932, popularmente conhecida como Revolução Constitucionalista, que teve origem no Estado de São Paulo.

Em 1930, Getúlio Vargas descontente após não ter sido eleito presidente, procurou o apoio dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba para impedir que o candidato eleito tomasse posse. Após receber apoio militar, Getúlio assumiu a presidência do país.

O dia 9 de julho é a data cívica mais importante de São Paulo (Imagem: Reprodução)

O dia 9 de julho é a data cívica mais importante de São Paulo (Imagem: Reprodução)

Em seguida ele desmanchou os congressos estaduais e municipais, e colocou nomes do seu interesse no lugar, desagradando os membros da oligarquia paulista. O povo irritado com as atitudes do presidente, organizaram inúmeros comícios, manifestações e atos públicos. Um dos comícios que mais chamaram a atenção nacional e internacional, foi o realizado na Praça da Sé que reuniu aproximadamente 200 mil pessoas.

O estopim dos protestos foi quando quatro estudantes foram assassinados por partidários de Getúlio. No dia 9 de julho de 1932, as manifestações ficaram ainda mais intensas e adquiriram mais causas: redemocratizarão e a elaboração de uma outra Constituição. Esse episódio da história do Brasil ficou conhecido como Revolução Constitucionalista, nome dado também ao feriado.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas