Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Você sabe quando o Cristo Redentor foi construído?

Você sabe quando o Cristo Redentor foi construído?

Monumento

O Cristo é uma das novas sete maravilhas do mundo, e com certeza é o ponto turístico brasileiro mais conhecido no mundo, mas você sabe a história dele?

O Cristo Redentor é o ponto turístico mais famoso do Brasil (Imagem: Reprodução)

O Cristo Redentor é o ponto turístico mais famoso do Brasil (Imagem: Reprodução)

O Cristo Redentor é de fato o mais belo monumento histórico do Rio de Janeiro e do Brasil. Ele está localizado no topo do Morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar. Inaugurado no dia 12 outubro de 1931, exatamente às 19 horas e 15 minutos, é hoje um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, não é atoa que foi eleito como uma das novas sete maravilhas do mundo.

A altura do Cristo é de 30 metros, sem contar os 8 metros do pedestal, graças a esse número a estátua se consolidou como a segunda maior escultura de Cristo no mundo, perdendo apenas para a Estátua do Cristo Rei que fica na Polônia. Além deste posto a estátua também foi considerada pela revista América Economia como o maior símbolo da América Latina.

Quando o Cristo Redentor foi construído?

O primeiro pedido para construção da estátua foi feita em 1859 pelo padre lazarista Pedro Maria Bos, para a Princesa Isabel, ,porém a proposta foi descartada em 1889, quando o país se tornou uma república. Em 1920 uma segunda proposta foi feita, desta vez pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. Para que desta vez a obra saísse do papel, o grupo recolheu doações e assinaturas para apoiar a construção.

A construção durou entre 1922 e 1931 (Imagem: Reprodução)

A construção durou entre 1922 e 1931 (Imagem: Reprodução)

As obras no Cristo tiveram inicio em 1922 e contou com colaborados como Heitor da Silva Costa (engenheiro e autor do projeto escolhido), Carlos Oswald (artista plástico) e o francês Paulo Landowski (escultor e executor do rosto e dos braços da estátua). A construção da estátua levou 9 anos para ser concluída e custou o equivalente a 250 mil dólares. A cerimônia de inauguração do Cristo foi realizada no dia 12 de outubro de 1931.

Até hoje a estátua do Cristo Redentor é considerada um dos maiores feitos da engenharia civil brasileira, pois ela foi erguida em concreto armado e revestida de mosaico de triângulos de pedra-sabão, essa pedra pode ser encontrada na região de Carandaí, no estado de Minas Gerais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas