Você está em: Clikaki »   Educação » História » Volkssturm – um exército desesperado

Volkssturm – um exército desesperado

Segunda Guerra Mundial

Velhos e crianças foram recrutados para diminuírem o avanço até Berlim em unidades denominadas de Volkssturm

2-hitler

Já era 1944, e a derrotada da Alemanha nazista parecia inevitável, Hitler para não se dar por vencido toma uma atitude que triplicará as baixas e atrasará o avanço dos aliados em alguns meses. O único problema é que a maior parte de contingente estava morto ou capturado, Hitler por meio de seu ministro de propaganda dá a solução da falta de homens de uma maneira desesperada: é criada a Volkssturm.

volkssturm

Braçadeira para identificar os milicianos

Do alemão Volk que quer dizer  povo e Sturm tempestade, essa medida previa ao alistamento compulsório de todos que pudessem carregar uma arma. O decreto foi criado no dia 25 de setembro de 1944 como forma de milicia local alistando obrigatoriamente todos de idades entre 16 a 60 anos.

Estas unidades tinham o objetivo de ser utilizadas no distrito de seu recrutamento como forma de defesa. Muitas dessas unidades foram lançadas contra o exercito vermelho para tentar diminuir o avanço russo em alguma províncias até achar alguma solução milagrosa para deter o avanço soviético. A formação o treino e a administração destas unidades ficava a cargo de oficiais locais do NSDAP, estes eram apenas partidários políticos sem muito treinamento militar dotado apenas de um espirito fanático para deter o avanço aliado.

volkssturm_21

Milicia recebendo ordens

Como essas tropas eram mal treinadas elas não eram priorizadas em divisão de suprimentos, isso quer dizer que elas nem sequer tinha um uniforme, só se diferenciava dos civis através de uma braçadeira.

Sua principal arma era o Panzerfaust e os rifles que sobravam, o panzerfaust era de fácil fabricação pouco recuo tornando assim uma arma que qualquer pessoa podia utilizar, essencialmente era uma arma antitanque leve mas nas mãos das volkssturm era também utilizado para suprimir infantaria.

volkssturm_08

Treinamento com um Panzerfaust

Uma das coisas que Hitler insistiu aos seus subordinados era que não só as Volkssturm tivesse um treinamento  mas também fosse doutrinada na ideologia nazista. O objetivo destas medidas era criar um grupo fanático que dessem a vida para acabar com o inimigo. De fato há alguns relatos principalmente na batalha de Berlim onde tropas soviéticas encontraram dificuldades para avançar devido a resistência fanática de algumas unidades. Já no lado dos americanos tais unidades não tinham tamanho fanatismo e em poucas horas de combate entregavam-se para obter comida e descanso.

Volkssturm-defending-the-Ober-River-February-1945

Membros da Volkssturm defendendo o Oder do avanço soviético sobre Berlim

A luta entre alemães e americanos era uma luta de cavalheiros em sua essência o que diminuía a vontade de ambos os lados de morrer em combate, por outro lado ninguém queria ser capturado por um russo  e além de batalhas cruéis ambos os lados tornavam-se verdadeiros animais brigando.

A efetividade destas unidades paramilitares em suma era ineficaz pois a maioria mal tiveram tempo de completar o treinamento básico e a grande parte de seus instrutores eram recrutados veteranos da primeira guerra mundial com quase nem uma experiencia em combate moderno.

volkssturm_24

Treinamento com MG 42

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas