Você está em: Clikaki »   Educação » História » Zeus – o deus do trovão da mitologia grega

Zeus – o deus do trovão da mitologia grega

Mitologia

O rei do céus e do trovão. Zeus é o supremo de todos os outros deuses gregos politeístas.

Quem é Zeus?

Zeus é o supremo de todos os outros deuses gregos politeístas. Para os romanos, Zeus corresponde exatamente ao deus Júpiter. Ele era o rei do céu e do trovão.

ZeusControla as principais forças da natureza: as nuvens, a chuva, os ventos e o trovão tanto para o seu benefício como para a destruição. Zeus possui até um apelido que condiz com isso: “o amontoador de nuvens”. De acordo com o antigo poeta Homero (Ilíada, VIII, 1-25), o soberano grego tem mais força do que todos os outros deuses juntos.

Porém, apesar de tanta soberania, várias vezes, de acordo com a leitura da própria mitologia, se percebe que não era em sentido absoluto, visto que muitas vezes ele era enganado e tinha que ceder à vontade das Moiras e do Destino.

As Moiras são três bruxas: Cloto (Nona), Láquesis (Décima) e Átropos (Morta). Elas são responsáveis por determinar o curso da vida de um ser humano e quando elas decidiam entre a vida e a morte de alguém, nem mesmo Zeus podia interferir.

Zeus e seus relacionamentos…

A lenda conta toda a história de Zeus, seu nascimento, sua infância e de como Zeus se tornou rei. Mas, no que a lenda mais se preocupa é em contar dos muitos amores que ele teve. De acordo com a história, Zeus seduzia a mulherada em geral, tanto as deusas quanto as mulheres terrestres é fácil imaginar que ele tinha uma penca de filhos. Um deles, o famoso Hércules.

Em uma parte da história, paradoxalmente Zeus matou Jasião, um mortal que teve relações com uma deusa.

Zeus se casou com Métis, depois Têmis e depois Hera (sua irmã), só que todos os seu casamentos não foram dos melhores. Além da sua infidelidade, os casamentos sofriam com outras dificuldades. Por exemplo: Zeus reclamava de Hera quando ocasionalmente se reunia no Olimpo com as outras deidades. Hera era muito ciumenta e perseguia os filhos bastardos de Zeus.

Zeus e Hera

Na mitologia grega, o mundo ficou divido em três: Zeus, o deus do céu e a Terra; Poseidon deus do Oceano e Hades deus do mundo dos mortos.

Daí você pode se perguntar: Como é que acaba a história de Zeus? Ele morreu? Zeus é um deus e não pode morrer. Ele continua lá no Olímpo com os outros deuses…

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Jair Davi comentou:

Roma apenas deu continuidade à Zeus, colocando na vulgata de onde ele reina até hoje com o nome de Deus.

Responder
Armindo Manuel comentou:

Essas história de Zeus são contos de fadas, eu nâo acredito nessas brincadeiras porque o que eu sei não existe na terra nenhum Deus ou Zeus, só sei que nos céus tem um Deus criador de todo o universo e é o único.

Responder
Luana comentou:

Era bem isso mesmo que eu precisava!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas