Clikaki

Como é comemorado o Halloween nos Estados Unidos

Durante o Halloween as pessoas decoram suas casas com a temática da comemoração.

Apesar de não ser muito famoso no Brasil o Halloween (Dia das Bruxas em português) é uma das datas mais esperadas nos Estados Unidos, pois os norte-americanos gostam de enfeitar suas casas e comércios com a temática da festividade nessa época do ano, além disso, eles fazem festas junto com suas famílias e amigos e o principal que faz a alegria das crianças, é que eles saem fantasiados pelas ruas da cidade pedindo doces de casa em casa.

Qual é a origem do Halloween

Existem diversas especulações por trás da origem dessa data uma delas é que ela foi criada entre os anos 600 a.C. e 800 d.C, quando se era comemorado um festival do calendário celta irlandês que marcava o fim do verão, mas diversos historiadores dizem que a celebração do Halloween vem de duas origens: a Católica que comemorava todos os seus santos em 13 de maio, e passou a comemorar no dia 1º de novembro a mando do Papa Gregório, esse dia era dedicado à capela de Todos os Santos. A comemoração começava na véspera (31 de outubro), no qual era realizada uma vigília chamada “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), expressão que acabou sendo modificada até chegar a palavra “Halloween”. A outra origem vem do Samhain uma festa Pagã de celebração celta que cultuava os mortos que, segundo a crença, voltava do mundo dos mortos para visitar seus lares e guiar seus familiares. Atualmente o Halloween lembra muito mais a festividade Pagã do que a Católica.

Um dos costumes da festa são as crianças fantasiadas que vão de casa em casa pedindo doces.

Gostosuras ou travessuras

Em vários países e principalmente nos Estados Unidos é comum ouvir esta frase das crianças. Durante o Halloween os adultos têm o costume de deixar perto de suas portas sacolas cheia de doces, a espera das crianças fantasiadas que batem na porta de sua casa e dizem “Trick or Treat” (Gostosuras ou travessuras em português), e caso o morador não dê os doces as crianças preparam uma travessura para ele. Assim como no Natal, lá eles têm o costume da troca de presentes entre amigos na noite de comemoração.

Significado das abóboras e bruxas

De acordo com a lenda Samhain, a alma dos mortos era representada pela lanterna de abóbora. Já as bruxas surgiram pela primeira vez na Idade Média quando líderes políticos e religiosos perseguiam pessoas que se denominavam curandeiros ou feiticeiros para que fossem julgados pela Inquisição, a esses suspeitos era dado o nome de bruxos e bruxas em seu sentido negativo e quando condenados eles eram lançados e queimados em fogueiras.