Clikaki

Elementos celulares do sangue

Normalmente tem a forma de discos com paredes lisas.

O que caracteriza fundamentalmente o sangue são os elementos celulares, cujas variações permitem detectar muitas doenças. Através de analises do sangue pode-se descobrir qualquer infecção do organismo. Os glóbulos vermelhos ou hemácias, também conhecidos como eritrócitos são os mais importantes.

Normalmente tem a forma de discos com paredes lisas. Seu número aproximado é de cinco milhões por milímetros cúbicos de sangue no homem e de quatro milhões na mulher. Contém uma substância chamada hemoglobina, que o proporciona sua característica cor avermelha.

Os glóbulos brancos ou leucócitos são células incolores mais ou menos arredondadas, de diferentes tipos e origem. Seu número oscila entre cinco e dez mil por milímetro cúbico de sangue. Estes números sofrem ligeiras variações durante a digestão ou durante exercícios musculares violentos.

Segundo suas características de origem ou local de produção, os leucócitos se dividem em três grandes grupos: leucócitos polinucleares ou granulócitos, que por sua vez e segunda a cor que tomaram ao ser tingido com determinados corantes, chamam-se:

O maior grupo é o dos leucócitos polinucleares que constituem entre 65 e 75 por cento dos glóbulos brancos.

As plaquetas são pequenas células de forma comprida ou esférica (de 2 a 3 milésimos de milímetro de diâmetro). Seu número oscila entre 150mil e 300mil por milímetro cúbico de sangue.