Como a Internet consegue mudar a economia e a política? Sites como o Wikipédia e o Twitter, levam inovações na maneira de atuar politicamente e de criar riquezas no mundo
Após o bloqueio do sistema de mensagens de celular e a censura de diversos sites, entre eles redes sociais como o Facebook e o Orkut, o microblog Twitter passou a ser a principal ferramenta de comunicação dos iranianos para mostras ao mundo a repressão às manifestações de rua contrárias à reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Tags como “Iranians” (iranianos), “#iranelection” (eleições no irã) e “Tehran” (Teerã) estavam entre os mais comentados no Twitter.
A internet como ferramenta politica também foi utilizada durante a campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. A web foi usada para levantar dinheiro, organizar comícios e compartilhar informações. A utilização das redes sociais pelos jovens durante a campanha elevou a participação desse segmento nas eleições, o que foi fundamenta para Obama, e marcou o inicio de uma militância politica apoiada em ferramentas virtuais de comunicação que aliam interatividade e rapidez na divulgação dos dados.
O numero de usuários dos conteúdos produzidos (blogs: redes sociais, como o Facebook e o MySpace; microbloging, como o Twitter; wikis; marcadores colaborativos; noticias ; podcast e sites de vídeos compartilhados, como o YouTube) cresce sem precedentes. Mais de meio bilhão de indivíduos usam esses sites colaborativos no mundo inteiro. O Wikipédia, enciclopédia livre criada em 2001, é um exemplo emblemático de site colaborativo. Como resultado, isso tem provocado mudanças nas formas que as pessoas utilizam para escolher produtos, obter informações e emitir opiniões.
O processamento em tempo real desse volume de informações também tem sido usado por empresas como estratégia de negócios. Por exemplo, executivos e analistas recorrem a esses sites colaborativos não só para atualizar informações quanto às vendas realizadas em diferentes regiões como também para conhecer o nível de satisfação dos consumidores sobre determinados produtos. No Brasil, um quarto dos microblog mais seguidos é de companhias, veículos de comunicação ou sites. A vantagem desse tipo de mídia é possibilitara comunicação da empresa com seu cliente por um baixo custo. Segundo a contabilidade do Twitter Counter, em junho de 2009 a loja on-line Submarino liderava entre os microblog nacionais, com cerca de 17 mil seguidores.