Clikaki

O que é ditongo, tritongo e hiato

Ditongo, tritongo e hiato são ligações de vogais e semivogais.

A língua portuguesa é muito complexa e dentro dela existem diversas divisões gramáticas para que nós possamos entendê-la mais facilmente e praticá-la da maneira correta, na hora de escrever, ler e falar.

Uma dessas divisões são os encontros vocálicos, eles são compreendidos como a ligação de vogais e semivogais sem a presença de consoantes intermediárias, ou seja, se trata de palavras nas quais é possível ver a reunião de uma vogal mais semivogal – ou vice-versa. Para essas palavras existem três tipos de classificações diferentes, sendo eles: o ditongo, o tritongo e o hiato. Entenda abaixo as suas características e quais palavras se encaixam em cada um deles.

Ditongo

Basicamente o ditongo acontece quando está presente na mesma palavra duas vogais unidas na mesma sílaba, como por exemplo, na palavra boi, nela é possível ver que as vogais E e I estão juntas na mesma sílaba. Os ditongos também são separados em grupos: crescentes, decrescentes, orais e nasais.

Hiato

Acontece quando ocorre um encontro de vogais ou semivogais em sílabas separadas. Exemplo: hi-a-to – nesse caso as vogais I e A são de ordem gramatical separadas, formando assim um hiato.

Tritongo

Ocorre quando estão presentes três vogas em uma mesma sílaba, podendo ser divididos em oral e nasal. Exemplo: U-ru-guai – as vogais UAI estão juntas, e são pronunciadas da maneira oral, já no caso de sa-guão o som produzido é nasal.