Clikaki

O que é o movimento Outubro Rosa

Campanha de conscientização "Outubro Rosa". (Foto: Divulgação)

Entre as doenças que mais matam as mulheres em todo o mundo, destaca-se o câncer de mama. Por isso, a conscientização e a prevenção dessa doença é um dos fatores mais importantes da saúde feminina.
Para lembrá-las da importância de procurar um médico especializado para realizar um exame de mamografia, o movimento “Outubro Rosa” é comemorado durante todo o mês de outubro. A campanha tem como símbolo um laço da cor rosa.

Tudo começou nos Estados Unidos, quando os seus Estados realizavam campanhas de conscientização isoladas para a população. Daí, com o passar do tempo, o Congresso Americano adotou o mês de Outubro como o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama. As ruas são decoradas com laços rosas em locais públicos e acontecem desfiles com mulheres sobreviventes do câncer.

Quem deseja participar do movimento, basta trocar a iluminação exterior da casa para a cor rosa. Essa iluminação se torna como um alerta para as mulheres que devem se lembrar de procurar um médico, se ainda não fizeram.

Vista essa camisa. (Foto: Reprodução)

Muitos pontos turísticos e monumentos históricos aqui e no mundo participam ou já participaram da campanha. Em 2008, o Cristo Redentors no Rio de Janeiro foi iluminado pela cor rosa. Em 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. Por uma causa tão nobre, a popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo e hoje o mês é mundialmente conhecido. O Obelisco do Ibirapuera teve suas cores iluminando em cor-de-rosa em 2002.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das mulheres para que façam o diagnóstico e o exame no mês de outubro, mas deve se levar em consideração que a doença surge não apenas neste mês e sim, em qualquer época do ano. Portanto, é imprescindível que a mulher esteja atenta a sua saúde e realize exames periodicamente.

Faça parte dessa campanha e sensibilize outras mulheres a realizar o exame de mamografia. Para se ter uma ideia, de cada 10 mulheres que são diagnosticadas com a doença, três morrem, de acordo com o INCA, órgão do Ministério da Saúde.

Exames que diagnosticam o câncer de mama:

Mamografia: É o melhor método do de detectar precocemente o câncer de mama. O primeiro exame deve ser feito a partir dos 35 anos. Através dele é possível encontrar microcalcificações que geralmente são os primeiros indícios de uma fase inicial do câncer de mama.

Ultrassonografia mamária: O exame costuma ser rápido, não substitui a mamografia, mas pode ser considerado um complemento dele. Avalia se a mama possui nódulos , císticos ou sólidos.

Auto-exame: O INCA não incentiva que as mulheres se deem convencidas pelo auto exame. É de extrema importância que todas as mulheres passem por um exame físico por especialistas.

Como fazer o auto exame de mama:

De frente para o espelho, sem roupa, observe se ambos os seios estão iguais. Levante os braços e avalie se as mamas estão iguais e os mamilos na mesma altura. Estenda a mão direita na nuca e com a mão esquerda palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços. Pressione suavemente com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido. Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha. Deitada na cama, coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.