Clikaki

Origem do povo ameríndio

A origem dos povos ameríndios.

 

A PALAVRA “ameríndio” é usado para substituir palavras como “índios”, “indígenas” e outros termos que são consideradas preconceituosos. Os ameríndios são todos aqueles habitantes que povoaram a América, antes das chegadas dos europeus. Mas, como esse pessoal chegou à América?

A teoria mais aceita é que as pessoas que viviam na Ásia tenham atravessado a pé o Estreiro de Bering e assim tenham conseguido acesso ao continente americano. Hoje as Ilhas Diomede ficam exatamente no mesmo lugar onde foi um dia um grande pedaço de terra que serviu de ponte para os emigrantes.

O apelido “índio” vem do fato de que, quando Cristóvão Colombo descobriu as Américas, ele estava na verdade a procura da Índia. Assim, ele chamou o povo de “indígena”. Com o tempo, receberam também o apelido de “peles vermelhas”, já que não se sabia a qual raça pertenciam.

Na América do Norte, os ameríndios também são conhecidos como povos aborígines, índios americanos, primeiras nações, nativos do Alasca ou povos indígenas da América, exceto os esquimós e os métis, que tem uma genética e uma cultura um tanto quanto diferente desse grupo.

Origem do povo ameríndio

Além dessa, existem outras teorias sobre a origem dos povos nativos americanos:

Ao longo dos tempos e com as colonizações que foi acontecendo em todo o território, se deu origem então ao complexo mosaico de povos e línguas existentes hoje em dia.

Principais nações e tribos ameríndias