Clikaki

Por que o Mar Morto é chamado assim?

O Mar Morto fica na divisa entre Israel e Jordânia

Localizado no Oriente Médio, o Mar Morto banha a Jordânia e Israel e é alimentado pelo Rio Jordão. Ele é um dos mares mais conhecidos do mundo, principalmente por ter sido citado na Bíblia diversas vezes, onde foi chamado por vários nomes. Mas, por que ele acabou recebendo esse nome?

O motivo de ter recebido esse nome é pelo excesso de sal nas suas águas, isso praticamente impossibilita a vida ali. O único ser vivo que habita o Mar Morto, é a bactéria Haloarcula marismortui, que tem a habilidade de filtrar os sais e sobreviver.

A grande quantidade de sal na água impossibilita a vida no Mar Morto

Para se ter uma ideia do tanto de sal que tem nessas águas é só fazer uma comparação simples, em oceanos comuns a média é de 35 gramas de sal por litro de água, já o Mar Morte tem quase 300 gramas. A razão dessa enorme diferença é que a região onde eles fica é muito quente e seca, isso faz com que a evaporação seja muito mais rápida e impede a reposição da água pela chuva.

O Mar Morto também é o local mais baixo do planeta, alguns pontos chegam até mesmo a ficar a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos, isso também influencia na alta concentração salina, pois grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção.

Ninguém consegue afundar nas águas do Mar Morto, devido ao sal

Algo muito interessante que ocorre no Mar Morto e que atraí diversos turistas é que ninguém consegue afundar nas suas águas, o motivo é o mesmo, a grande quantidade de sal, que faz com que ele seja muito mais denso do que o corpo humano.