Clikaki

Prora – um resort projetado pelo regime nazista

O complexo foi ergido entre os anos de 1936 e 1939 (Foto: Reprodução)

Tal como se havia planejado, o centro de Prora deveria conter oito blocos e ofereceria todo tipo de lazer como cinemas, piscinas, ginásios, quadras esportivas, entre muitas outras acomodações, todas elas conectadas por uma espécie de trem que iria cruzar o complexo até sua entrada onde haveria um porto para cruzeiros.

Originalmente, Prora foi desenhado pelo arquiteto Clemens Klotz. (Foto: Reprodução)

Está perda de liberdade comporta na privação para a vida humana de valores que são infinitamente apreciados. Só restam agora algumas condições de trabalho e diversões triviais do ócio. A.N Whitehead

Porém, sua construção foi cancelada, devido ao estado da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, muitas das edificações (algumas delas existem até hoje), serviram de abrigo para milhares de pessoas que fugiam dos bombardeiros ingleses, o local também era utilizado como um verdadeiro hospital militar. Após a guerra os soviéticos ocuparam essas instalações para fins militares e depois de suas saída retiraram todo material utilizável não deixando nem as tubulações de água ou fios de eletricidade.

Vista atual de Prora. Resort poderia acomodar vinte mil pessoas. (Foto: Reprodução)

Hoje em dia o local se tornou um museu da história alemã, porém quase todo o resto está em ruínas, o governo alemão não restaura e nem arruma estas ruínas sob pretexto de ser um edifício nazista e que isso iria atrair muitos neonazista para a região, uma tentativa falha de negar parte da história alemã.

Hoje alguns dos blocos abrigam museus. (Foto: Reprodução)