Clikaki

Quando usar mal ou mau

Apesar de parecidas utiliza-las da maneira errada pode lhe custar alguns pontos.

A língua portuguesa é um dos idiomas mais complexos de todos. Ter o domínio total do português é muito difícil, por isso sempre dúvidas irão surgir. A dúvida do “mal” ou “mau” é uma das mais comuns.

Muitos acham que não fará diferença nenhuma em um texto caso escrevam da maneira errada a palavra, mas se a pessoa que estiver lendo conhecer a regra e estiver escrito do modo errado, ela notará a diferença, além disso em redações esse tipo de erro não é aceito.

Apesar de parecer complicado saber qual hora usar um ou o outro é muito mais simples do que você pensa, abaixo allguns exemplos de quando você deve utilizar o “mau” ou o “mal”.

Quando usar “mal”

A regra é simples, se usa “mal” quando se opõe a palavra bem, caso você tenha dúvida na hora de escrever basta trocar o “mal” por bem e ver se a frase continua fazendo sentido, caso esteja isso significa que você escreveu corretamente. O termo “mal”, pode ser um substantivo, conjunção ou advérbio.

Exemplos:

Advérbio (oposto de bem):

Conjunção (quando, logo que, assim que):

Substantivo (problema, defeito, doença):

Quando usar “mau”

A regra do “mau” é muito mais fácil, pois ela só deve ser usada quando for antônimo de bom, por isso sempre que for utilizar essa palavra no texto, substitua a palavra “mau” por “bom” e veja se continua fazendo sentido.

Exemplos: