Você está em: Clikaki »   Saúde » 10 mitos sobre a malhação

10 mitos sobre a malhação

Academia

Algumas pessoas se esforçam muito nos exercicios físicos, acreditando no que escutam por ai, descubra os mitos da malhação e evite problemas na sua saúde

academia

Na busca de um corpo perfeito, muita gente se esforça indo na academia, fazendo dietas, tomando alguns remédios e diversas outras loucuras. Mas a melhor forma de perder peso é consultar um nutricionista e fazer a atividade física indicada por um especialista.

Existem alguns mitos, que nos enganam sobre a prática de exercícios físicos. Na maior parte, são aqueles passados de pessoa para pessoa, que acabam nos confundindo e nos fazendo acreditar que são verdadeiros. Fique atento, pois isso pode acabar trazendo riscos a sua saúde.

Confira alguns dos mitos da malhação:

1- “Tudo bem comer uma bomba de chocolate após malhar, pois o corpo queima as calorias.”

É Mito: não adianta malhar um dia todo intensamente se não tiver equilíbrio na hora de se alimentar. Para queimar as calorias com o objetivo de emagrecer, tem que consumir menos calorias e gastar mais energia.

2- “Quem quer emagrecer pode só fazer exercícios aeróbicos.”

É Mito: a musculação ajuda na perda de gordura. Quanto mais massa magra ou músculos tem no corpo, mais fácil é a queima de calorias.

3- “Uma pessoas muito magra precisa engordar primeiro para depois transformar a gordura em músculos.”

É Mito: gordura não vira músculo nunca. Gordura é uma coisa, músculo é outra, e todos os indivíduos têm ambos. O correto é fazer musculação com o objetivo de ganhar massa muscular, aliado a uma alimentação adequada.

4- “Só da pra aumentar o bumbum e coxas com a musculação.”

É Mito: a musculação é uma maneira muito importante e de eficiência para que as coxas e os glúteos se desenvolvam, porém, pode-se aumentar essas regiões com outros tipos de atividades também, como na corrida ou pedalando.

5- “O ideal é malhar todos os dias, sem intervalos durante a semana.”

É Mito: é melhor dar intervalos entre as sessões de treino. A recuperação é de extrema importância para que os resultados sejam melhores, além de evitar lesões pelo esforço repetitivo. Isso não quer dizer que não se pode malhar todos os dias. O ideal é que um profissional de Educação Física faça uma programação que inclua trabalho muscular, cardiorrespiratório e de alongamento.

6- “A celulite não costuma diminuir com a malhação.”

É Mito: normalmente, esses furinhos incômodos diminuem sim, mas vai depender muito de outros fatores, como a predisposição da pessoa e a alimentação que ela tem.

7- “Ir à academia de estomago vazio faz gastar mais energia e, assim, emagrecer rápido.”

É Mito: não se deve fazer atividade física sem se alimentar, já que o corpo não tem uma fonte de energia, podendo gerar mal-estar e um baixo desempenho nas atividades.

8- “Vale a pena malhar com mais roupas, pois faz a gente suar e os resultados são melhores.”

É Mito: isso só faz com que a pessoa perca líquido e fique desidratada.

9- “Pra perder a barriga, o jeito é fazer muitos abdominais.”

É Mito: o abdominal enrijece a musculação que fica debaixo do tecido adiposo, mas, se a pessoa já tem barriga, o resultado nem aparecerá. O ideal é combinar o exercício localizado com treinos aeróbicos, como corrida, caminhada ou natação. E cuidar da alimentação, é claro!

10- “Não tem problema deixar de malhar por um mês, pois o corpo demora a ficar flácido de novo.”

É Mito: dependendo da predisposição da pessoa, esse processo pode ser mais lento, rápido ou muito rápido. O fato é que alguma diferença vai ocorrer isso difere de pessoa para pessoa, mas o ideal é manter regularidade na atividade física.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Taís nathanny comentou:

Otímo

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas