Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância da Lua

A importância da Lua

A lua também ajuda a regular a obliquidade da Terra, isto é, o grau de inclinação do seu eixo.

Qual a importancia da Lua

A lista de fatores que contribuem para que possa existir vida no nosso planeta é realmente extensa. Todo mundo se lembra dos principais: a água, o oxigênio, alimento, etc… Mas, será que aquela lua brilhante também importa para a vida no nosso planeta?

Fases Lua A lua: A lua está situada a quase 390 km de distância do nosso planeta, já recebeu uma visitinha dos humanos que entraram em sua órbita e pisaram em suas terras, sendo a primeira em 1960 com Neil Armostrong e sua tripulação. É o único satélite natural que a Terra possui. Crescente, Cheia, Minguante e Nova são as fases da lua, como podem ser observadas na imagem ao lado.

A importância da Lua

Talvez você saiba que a lua serve de iluminação para a noite, e que dependo da distância que está da Terra, exerce grande influência nas marés. Porém, astrônomos franceses descobriram muito mais do que isso.

Segundo eles, com a ajuda de computadores, foi possível descobrir que a lua também ajuda a regular a obliquidade da Terra, isto é, o grau de inclinação do seu eixo.

A inclinação em Marte, que não tem um satélite natural tão grande quanto o nosso, já alterou sua inclinação entre 10 e 50 graus ao longo da sua vida. Essa inclinação gera mudanças climáticas catastróficas: hora criando calotas polares e hora derretendo elas.

Se não existisse a lua aqui, do nosso lado, exercendo a sua influência, a Terra já teria alterado sua inclinação em uns 85 graus, tornando o nosso planeta inabitável. Não existiriam as 4 estações que estamos acostumados a ver.

Por isso, os astrônomos franceses finalizam dizendo: “A lua é impotantíssima para a vida do nosso planeta, a lua pode ser considerada um regulador climático da Terra.”

Que maravilhoso projeto é o lugar onde moramos!

1.00 avg. rating (48% score) - 1 vote

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas