Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância dos Oceanos

A importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície terrestre, podendo assim ser considerado um dos maiores ecossistemas existentes... Veja mais sobre os oceanos, os seres que o habitam e a sua importância.

Oceano

A importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície terrestre, podendo assim ser considerado um dos maiores ecossistemas existentes.

Uma grande parte da liberação de oxigênio da atmosfera é devido aos oceanos, pela sua atividade fotossintética, A produção de oxigênio é mais intensa próxima a costa, pois lá está concentrada a maior parte dos nutrientes do rio, o que facilita a reprodução de algas unicelulares.

Assim como a fotossíntese depende da luz, para que a fotossíntese seja realizada nos oceanos é necessário que a luz penetre na água. A luz penetra cerca de 200m de profundidade em águas mais claras, em águas escuras a penetração é menor. Zona fótica é nome que se é dado  a luz que penetra nos oceanos, os locais que  a penetração não é possível é chamada afótica.

Na região fótica, os seres fotossintetizantes sustentam a diversidade biológica, enquanto na região afótica os organismos que morrem na camada superior vão se decompondo e quando afunda vão sendo aproveitados.

Nesse tipo de cadeia alimentar isso só não acorre quando elas estão localizadas entre 2000 e 4000 metros de profundidade e liberam água aquecida de assoalhos marinhos. Essa água também é muito rica em enxofre que são utilizados pelas bactérias na síntese da matéria orgânica.

Nessas fontes bactérias sustentam uma rica diversidade animais entre eles vermes e crustáceos, nessa região as bactérias são muito importantes para o ecossistema.

Os vermes tem cerca de 1 metro de altura e existem bactérias que vivem dentro de seu corpo. Elas se abrigam no corpo do verme e produzem matéria orgânica para esses vermes. Esses vermes não têm sistema digestório e dependem do alimento produzido pela bactéria.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas