Você está em: Clikaki »   Saúde » Alergia alimentar infantil sintomas

Alergia alimentar infantil sintomas

A alergia a determinados tipos de alimentos é uma defesa anormal que atua no sistema imunológico da crianças. Quais os sintomas da Alergia alimentar infantil?

Alergia Alimentar Infantil Sintomas

O que é a alergia alimentar infantil?

A alergia a determinados tipos de alimentos é uma defesa anormal que atua no sistema imunológico da criança. Em outras palavras, o organismo dela produz anticorpos para combater a proteína de alimentos que o corpo recebe como uma “substância estranha”, proteínas estas que muitas vezes são importantes no desenvolvimento da mesma.

Os alimentos que costumam causar alergia nas crianças são: leite da vaca, clara do ovo, soja, amendoim, nozes, trigo e o peixe, mas não se espante caso seu filho tenha alergia a qualquer outro tipo de alimento.

Alergia alimentar infantil sintomas

Bebe com sintomas de alergiaOs sintomas mais comuns da alergia alimentar infantil são: dor de barriga, urticária e problemas respiratórios como a asma, a falta de ar e a tradicional rinite alérgica. Também pode apresentar fechamento na garganta, alguns sintomas na pele como coloração e pigmentos e, nos casos mais graves, desmaios.

Os sintomas acontecem entre 30 e 70 minutos depois de se alimentar do alérgeno (a “subtância estranha” que causa alergia).

Diagnóstico e tratamento

As estatísticas mostram que o número de criança com alergia alimentar vem aumentando, não deixe de realizar exames para descobrir se seu filho possui também. O diagnóstico é feito através de exames, como o de sangue e testes de laboratório.

O tratamento para a alergia alimentar é evitando os alimentos que foram considerados alérgicos para a criança. Como alguns alimentos são necessários para o desenvolvimento, eles podem até ser incluídos no cardápio, desde que o médico o receite.

Acontece muitas vezes de alguns sintomas serem confundidos erronamente por médicos como cólicas ou virose.

Outro erro comum é dar as crianças derivados daquilo que ela não pode ingerir. Por exemplo, se uma criança tem sensibilidade ao leite, ela não pode se alimentar de derivados como o iogurtes, a bolacha, o queijo, etc… Os pais devem estar atentos.

A diferença entre a alergia alimentar e a intolerância alimentar

A intolerância alimentar é uma falta de enzima no corpo da criança para injerir alguns alimentos. O que significa que ela pode comer, mas em pouca quantidade.

A alergia alimentar causa reações no corpo da criança mesmo em pequenas quantidades, por isso o alimento deve ser excluído da dieta dela.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas