Você está em: Clikaki »   Educação » A formação das primeiras civilizações

A formação das primeiras civilizações

Desubra como surgiram as primeiras civilizações, quais foram as causas e a formação do primeiro estado.

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

O Inicio

Há aproximadamente sete mil anos duas regiões do Oriente médio foram palcos do surgimento das primeiras civilizações organizadas pelo homem. Essas regiões foram o vale do Rio Nilo e a Mesopotâmia.

Os Nomos

No vale do rio Nilo região isolada a leste e a Oeste por imensos desertos grupos humanos ali se instalaram e dividiram-se em pequenas comunidades, eram conhecidos como Nomos. Estes vilarejos eram dirigidos por um líder considerado um grande guerreiro e sacerdote, chamado nomarca.

Todos os Nomos da região desenvolveram a arte da engenharia hidráulica, ou seja, desenvolveram técnicas de construção de diques, represas e canais, para que pudessem ampliar a área de terras férteis aumentando, assim, a produção de alimentos.

Além da construção hidráulica outra característica dessas pequenas sociedades era o trabalho coletivo e compulsório organizado pelo nomarca.

Egito

Com o passar do tempo os nomarcas fizeram alianças políticas entre seus nomes o que acabou favorecendo a união desses nomos e a formação dos primeiros estados de que se têm notícias e esses dois estados chamavam-se Alto Egito ao Sul e Baixo Egito ao Norte.

Por volta de 3.200 a.C depois de séculos de guerra ao reis do alto e do Baixo Egito acabaram se unindo e formando um só reino, formando o estado do Egito.

A união das coroas permitiu a centralização dos poderes nas mãos do rei de tal maneira que, com o passar do tempo o rei chamado por eles de Faraó passou a ser considerado um verdadeiro Deus vivo capaz de resolver todas as questões incluindo ai a capacidade de promover as cheias do Nilo, que eram fundamentais para a produção agrícola, e também na garantia de uma vida futura para todos os súditos no mundo dos mortos.

Ao longo da história do Egito, várias dinastias se sucederam e ampliaram o conceito de construção hidráulica, mas também a construção de grandes templos, novas cidades e túmulos impressionantes na forma de pirâmides.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Camilla comentou:

Nossa… esse site é mto bom ele é bem resumido mas tipo passa uma idéia super boa! gostei

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas