Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Bronquiolite – o que é, sintomas e tratamento

Bronquiolite – o que é, sintomas e tratamento

Pulmão

A bronquiolite é um doença que ataca os pulmões e é mais comum em bebês menores de 2 anos.

bebe-dormindo

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos que atinge principalmente os bebês menores de 2 anos e durante o inverno. Como muitos já devem saber, nos primeiros anos de vida nossos sistema imunológico ainda é muito imatura, isso faz com que as crianças sejam mais vulneráveis ao vírus sincicial respiratório, que é o causador principal da doença. O método mais comum de contaminação é por meio do contato ou de secreções respiratórias.

Principais sintomas

A febre, tosse seca e nariz escorrendo são os sintomas inicias da doença, que muitas vezes é confundida com uma gripe. No terceiro e quarto dias, a doença começa a piorar e pode apresentar falta de ar, por exemplo. Assim, que você notar esses sintomas procure o pediatra, pois quanto mais nova for a criança, maiores são as chances de um agravamento da infecção.

Tratamento

Nos casos mais leves, você pode cuidar de seu filho em casa, mantendo-o sempre bem hidratado com leite materno ou mamadeira e tentando controlar a febre. A internação só acontece quando a criança necessitar receber soro pela via venosa, inalação, ou alguma fisioterapia respiratória.

Como prevenir?

Por não existir nenhuma vacina específica para a doença, a melhora maneira de preveni-la é evitando levar seu filho a locais com muitas pessoas e o contado com crianças doentes. Outra maneira é lavar sempre as mãos, isso evitará não só essa, mas muitas outras doenças. Mantenha seu filho sempre com a carteira de vacinação em dia, e fique atento ao aparecimento dos sintomas para buscar um médico o mais rápido possível.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas