Você está em: Clikaki »   Atualidades » Caprinocultura no Brasil

Caprinocultura no Brasil

No Brasil, a produção de leite de cabra é baixa, gira em torno de 11 toneladas por ano, apesar de contar com um rebanho de aproximadamente 11,5 milhões de cabeças.

Criacao de cabras

Você sabe o que é Caprinocultura? Faz parte dos estudos de criação de caprinos. Entre eses estudos está: tirar o leite da cabra.

Pra quem não sabe, vai ficar curioso de saber que a cabra foi o primeiro animal foi o primeiro animal a produzir alimento domesticado pelo ser humano. Há mais ou menos 7.000 anos atrás. Porém as vacas mudaram o comportamento do homem.

No Brasil, a produção de leite de cabra é baixa, gira em torno de 11 toneladas por ano, apesar de contar com um rebanho de aproximadamente 11,5 milhões de cabeças, sendo a região Nordeste a de maior concentração em efetivo caprino, superior a 10 milhões de animais.

“O leite de cabra destaca-se do leite da vaca devido a sua maior digestabilidade e por ser um ótimo substituto para as pessoas que apresentam quadro de reação alergia à ingestão do leite de vaca, por isso vem aumentando a sua aceitabilidade e procura”.

De acordo com a professora Emika, a produção de leite de cabra em Pernambuco é ainda incipiente e aliada às dificuldades relativas ao benefício industrial e transporte até a rede de distribuição.

Ordenho de cabrasTorna-se anti-economico a oferta diária do produto in natura, sendo, portanto, comercializado congelado, depois de submetido ao envazamento e pasteurização artesanal”, informa.

Em alguns Estados brasileiros como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e Ceará, o leite de cabra é beneficiado também artesanalmente. Porém está sujeito à fiscalização, onde são observadas as normas de regulamentação.

Observação de qualidade: O leite de cabra pode ficar comprometido se não for regulamentada a sua pasteurização, diz Emkia Mendes – professora do Departamento de Medicina veterinária da Universidade Rural de Pernambuco.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas