Você está em: Clikaki »   Educação » Características do continente americano

Características do continente americano

América

O continente americano está localizado no hemisfério ocidental do planeta Terra. Divide-se em três subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.

Características do continente americano

O CONTINENTE AMERICANO está localizado no hemisfério ocidental do planeta Terra. O topo do continente começa no oceano Ártico e se estende até o cabo Horn, com 15 mil quilômetros de distância entre os dois pontos.

O continente americano divide-se em três subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. A América do Sul e a América do Norte são grandes massas de dimensões continentais, ao passo que a América Central possui um dos istmos mais conhecidos do planeta que ligam os três continentes: o canal do Panamá.

Possui 35 países e 18 outras dependências. Entre esses países, três grandes se destacam: Estados Unidos, Canadá e Brasil que estão também entre os 10 maiores países desenvolvidos economicamente do mundo.

Geograficamente, o continente americano possui uma área de 42 189 120 km². A população se entende a mais de 902 milhões de habitantes, o que representa 14% da população mundial.

O continente recebeu o nome de América em resultado de uma homenagem feita a Américo Vespúcio, explorador e navegador que viveu entre 1454 e 1512. Tal continente também é conhecido como “Novo Mundo”.

Na Argentina podem-se encontrar os pontos mais altos e mais baixos em relação ao nível do mar do continente americano. O ponto mais alto da América está localizado no topo do monte Aconcágua, com 6 960,8 metros de altitude acima do nível do mar. O ponto mais baixo se localiza em Laguna del Carbón, em Santa Cruz e está a 105 metros abaixo do nível do mar.

Subcontinente das américas

Os idiomas predominantes nas Américas são: espanhol, inglês, português, francês e holandês.

Até hoje, a maior temperatura já registrada do continente foi nos Estados Unidos da América, no Vale da Morte: 56,6º C. A menor temperatura já registrada no continente foi nas Ilihas Ártcicas -61,4º C.

Quanto ao relevo, a oeste podem-se encontrar as cordilheiras Rochosas, no norte encontram-se a Sierra Madre Ocidental, no centro as planíces e depressões, e no Sul, os Andes. Mas, em ambos os subcontinentes se percebem grandes planíces que formaram as maiores bacias hidrográficas do mundo, a do Mississipi e do Amazonas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas