Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Causas e sintomas da gripe em bebês

Causas e sintomas da gripe em bebês

Cuidados

Muito comum no inverno, a gripe pode atingir crianças, adultos e idosos. Saiba aqui quais são as causas e sintomas em bebês.

bebe-com-febre

Qualquer tipo de doença em bebês é muito preocupante para os pais, assim como também para os médicos, pois por ser muito novos o sistema imunológico do bebê ainda está muito fraco por estar em processo de desenvolvimento, nessa fase qualquer doença fraca ao entrar em contato com algum microrganismo pode se tornar um problema e tanto.

A gripe é uma das doenças mais comuns na infância, apesar de não ser tão perigosa ela deve ser tratada rapidamente, pois ela faz com que o organismo se mais vulnerável à proliferação de bactérias e vírus patogênicos. Ela pode surgir em casos isolados ou, então virar uma epidemia, seu surgimento é mais comum no inverno, quando a proliferação do vírus Influenza A e B é mais fácil. O contágio na maioria das vezes é feito através de gotículas de saliva e do nariz espalhadas pelo ar.

bebe-chorando

Primeiros sintomas

O resfriado e a gripe tem em comum o mesmo agente causador e sintomas bem parecidos, porém no caso da gripe os sintomas são mais intensos e duradouros, enquanto no resfriado os sintomas duram poucos dias.

Olhos avermelhados, dores no corpo, fadiga, nariz entupido, espirros frequentes, coriza, sono, febre, tosse com prurido e manha são os primeiros sintomas.

O que fazer quando seu bebê está gripado?

Muitas mães acabam se desesperando quando os primeiros sintomas começam a surgir, porém o segredo e manter a calma e dar atenção especial ao bebê, pois algumas vezes o quadro clinico pode não estar grave, porém como já dito o sistema imunológico do bebê ainda é incompleto, por isso a qualquer momento a doença pode se complicar e se tornar, por exemplo, uma pneumonia. Por isso, assim que surgir os primeiros sintomas a melhor coisa a se fazer é consultar o pediatra. Como primeiros cuidados o indicado é oferecer a amamentação ou a alimentação ao bebê de 3 em 3 horas e hidratá-lo com água filtrada.

Assim como nos adultos, o tratamento da gripe em bebês serve apenas para aliviar os sintomas, pois a cura depende apenas do trabalho das nossas células do sistema imune.

bebe-no-colo

Causas da gripe em bebês

A gripe aparece de forma repentina, após o período de incubação do vírus que é de 2 a 3 dias. Ela é causada pelo vírus Influenza A e B, que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através das gotículas do ar. Ele é emitida por indivíduos portadores do vírus através da tosse ou espirro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas