Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » Como acontece a fotossíntese das plantas

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 28 de agosto de 2013 às 16:31
Autor Por: Matheus

Como acontece a fotossíntese das plantas

Curiosidade

A fotossíntese tem esse nome porque é um processo de síntese que exige luz para que se realize (foto = luz). Saiba como acontece a fotossintese das plantas

Como acontece a fotossíntese das plantas

A fotossíntesetem esse nome porque é um processo de síntese que exige luz para que se realize (foto = luz).

A síntese que ocorre é a formação de matéria orgânica (carboidratos), a partir de água e do gás carbônico, havendo necessidade de pigmento que capte a energia da luz solar: o pigmento clorofila.

Assim a fotossíntese é realizada somente pelos seres vivos que possuem células com pigmentos fotossintetizantes, especialmente a clorofila, que é o pigmento verde.

Costumamos dizer clorofila, no singular, mas existem alguns tipos de clorofila, principalmente as conhecidas por: “A, B, C e D”.

Esses tipos diferem um pouco entre si e utilizam diferencialmente certos comprimentos de onda, mas todos dentro do espectro luminoso, principalmente do azul e do vermelho.

FotossínteseDentre todas as clorofila, a mais abundante na natureza e que ocorre em praticamente todos os seres fotossintetizantes é a clorofila A. Isso acontece porque, muitas vezes encontramos outros tipos de clorofila e outros pigmentos que captam a energia luminosa e transferem para a clorofila A.

São exceções as bactérias fotossintetizantes que possuem um tipo especial de clorofila chamada bacterioclorofila que absorve de forma mais eficiente o comprimento de onda infravermelho, invisível ao olho humano.

As cianobactérias, que são procariontes fotossintetizantes e que pertencem ao mesmo reino das bactérias fotossintetizantes, o reino Monera, não possuem bacterioclorofila, mas possuem clorofila A, como os demais fotossintetizantes eucariontes.

A presença da clorofila A nas cianobactérias é mais um indício da provável origem dos cloroplastos a partir de simbiose mutalística de eucariontes com cianobactérias: todos os eucariontes fotossintetizantes possuem clorofila A.

Nos procariontes os pigmentos fotossintetizantes situam-se em membranas que formam vesículas ou lamelas concêntricas no citoplasma, mas que não correspondem a organela membranosa como plastos, que são característicos dos eucariontes fotossintetizantes.

Essas são as caracteristicas que uma planta precisa para realizar a fotossíntese.

Avalie e compartilhe este artigo:

Como acontece a fotossíntese das plantas
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Como chutar nas provas de questões alternativas

Company of Heroes 2 um jogo de estratégia diferente

Tratamento eficaz contra a celulite

18 anos é a idade certa para responder por um crime?

Como aumentar os inscritos no meu canal do YouTube

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |