Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como criar boas senhas

Como criar boas senhas

Como criar boas senhas? Quanto tempo minha senha levaria para ser descoberta? Confira essa dica que vai mudar seu conceito sobre senhas.

As senhas podem ser tanto uma palavra secreta, quanto uma ação secreta que foi combinada de maneira prevista entre duas partes para que se reconheçam.

Exemplificando:

Você conheceu uma gatinha (vice-versa) no MSN e deseja conhecer ela pessoalmente, mas tem que ser tudo meio escondido. Por mais que vejam as fotos uma das outras é bem provável que na hora de se encontrar em algum lugar não se reconheçam de imediato e, por isso, seria necessário criar uma espécie de senha para que sejam reconhecidos mutuamente.

Então combina de o rapaz ir de azul com luvas brancas e a garota de branco com uma coroa de princesa.
Se fosse para não serem reconhecidos pelas outras pessoas, eles estariam perdidos. Quando se encontrassem dariam na cara qual era a suposta “senha” e todos os reconheceriam. A intenção era ser discreto e que ninguém descobrisse o encontro.

Funciona mais ou menos dessa forma com as suas senhas na internet.

Uma lista divulgada com as senhas mais usadas pelas pessoas mostra que a grande maioria delas não se preocupa com a segurança da informação e usam senhas que qualquer um perceberia logo de cara, ou tentaria logo de cara.

Veja as senhas mas usadas na internet:

1. password(senha)
2. 123456
3. Qwerty
4. abc123
5. letmein(toc toc)
6. monkey(macaco)
7. myspace1
8. password1(senha1)
9. blink182
10. (seu nome)
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Se sua senha é uma dessas sugerimos que a troque imediatamente.

Como criar boas senhas

O que torna a senha forte é a sequência aleatória de letras, números e caracteres. Uma senha demasiadamente longa aumenta consideravelmente a sua proteção. O mínimo são 8 caracteres e dizem que o ideal seja 14 caracteres.
A combinação de letras, números e símbolos também torna a senha melhor. Mesmo assim é importante que se faça uma senha longa.

Por exemplo: Uma senha que tenha 15 carateres que sejam somente letras minúsculas e número é mais ou menos 33 mil vezes melhor do que uma senha de 8 caracteres que tenha quaisquer símbolo do teclado. Quanto mais longa a senha, maior o grau de proteção.

Procure usar palavras que você se lembre facilmente, mas que ninguém imagine que sua senha seja aquela. Não coloque caracteres repetitos (ex: 11111111, 1991, 2000, 2002) e nem sequência de caracteres (ex: abcde, 123456, asdfg).

Quando achar que criou uma senha boa, teste-a num verificador de senha: Clique aqui

Quanto tempo minha senha levaria para ser descoberta ou decodificada?

Aquela senha que “tá mais na cara do que barba” poderia levar até 10 minutos para ser descoberta. Quanto maior a complexidade das palavras mais difícil fica de alguém descobrir a sua senha.

Veja na tabela abaixo quanto tempo demoraria para um hacker, com uma série de combinações, conseguiria descobrir a sua senha:

Como criar boas senhas Senhas, são senhas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

vinicius comentou:

nossa quanto tempo demora para descobrir então minha senha do orkut nunca vai ser descoberta!!!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas