Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como é feita a salsicha?

Como é feita a salsicha?

Produção

Saiba aqui qual é a origem do principal ingrediente do tão amado cachorro quente. E descubra se ela é tão nojenta como alguns dizem.

cachorro-quente

A salsicha é o principal ingrediente do cachorro quente.

A salsicha é com certeza é o ingrediente mais importante do cachorro-quente, ela também é bastante utilizada em molhos de macarrão e em diversas receitas populares, alguns a comem até mesmo cruas. Mas, você sabe do que ela é feita? Muitos acreditam que as fábricas de salsichas são sujas, com gordura e sangue espalhados por todas as partes, esse mito se tornou popular graças a uma frase que dizia que as pessoas nunca deveriam saber como são feitas as salsichas e as leis, dita pelo chanceler alemão Otto von Bismark (1815-1898). Porém a realidade é muito diferente disso, pois a linha de produção de salsichas é quase toda automatizada e praticamente sem contato humano, contando também com rígidas etapas de higienização.

A única parte que pode deixar as pessoas com um pouquinho de nojo é os ingredientes utilizados, já que a salsicha é feita com carne picada ou moída de qualquer pedaço de boi, porco ou frango. Na maioria das vezes se utiliza nessa mistura sobras dos cortes tradicionais pouco apreciados, como as bochechas e as vísceras de bovinos e suínos.

Porém alguns tipos de salsichas, como a de frango ou de peru, são feitas a partir das carnes que ficam grudadas nos ossos após a retirada das peças principais, como o peito, a coxa e a sobrecoxa.

Processo de produção da salsicha

  1.  Como já dito as sobras dos cortes tradicionais e de regiões poucos valorizadas de boi, frango e porco, são a matéria-prima da salsicha. A primeira etapa da produção é o corte das peças congeladas em pedações pequenos, que é feita por várias máquinas.
  2. Depois de bem picadas, a mistura é transformada em uma espécie de farelo homogêneo por um aparelho chamado cutter. Então é adicionado a mistura doses de sal, amido de milho, temperos e conservantes, que acabam dando uma coloração rosada à mistura. A salsicha é feita de 55% de carne e 45% de outros ingredientes.
  3. Assim que a mistura sai do cutter ela passa por um processo de embutimento, onde a mistura é usada para encher as tripas, que podem ser naturais – feitas de  intestinos de carneiro – ou artificias – feitas de plástico ou celulose. Após serem preenchidas, elas são torcidas ou amarradas mecanicamente.
  4. Depois de fechadas elas são colocadas por meia hora dentro de uma estufa a 80ºC.  Em salsichas defumadas a técnica é diferente, elas são mergulhadas em um líquido com essência de madeira, que dá o sabor característico do produtoApós serem cozidas elas são resfriadas com água gelada durante 20 minutos, para matar os microrganismos que sobreviveram ao calor da estufa.
  5. Daí ela passa por um processo de tingimento, onde ela é mergulhada durante 2 minutos em um tanque com solução de urucum, um corante natural. Depois, ela é banhada em ácido fosfórico para fixar a cor vermelha.
  6. O último passo é embalar as salsichas a vácuo, para que a conservação dure mais tempo. Pronto, a salsicha já pode ser comercializada.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas