Você está em: Clikaki »   Atualidades » Como entrar no mercado de trabalho sem experiência

Como entrar no mercado de trabalho sem experiência

Emprego

Para você que é jovem: Como entrar no mercado de trabalho sem experiência? Confira dicas para conseguir o primeiro emprego

“Sou muito jovem e não tenho experiência. Como vou conseguir o meu primeiro emprego?”

Muito se fala que o Brasil está em constante desenvolvimento e que, a cada dia que passa, novas vagas de empregos estão surgindo por aí. Ouve-se falar também que, apesar de brotarem novas vagas, faltam trabalhadores com experiência e qualificados para assumir essa responsabilidade.

Para aqueles que ainda cursam o ensino médio ou acabaram de terminar a escola então, muito mais difícil ainda. Os jovens se sentem inseguros e ficam com aquele pensamento na cabeça: Como eu vou conseguir um emprego, se eu nunca trabalhei?

Como entrar no mercado de trabalho sem experiência

Antes de pensar nisso, o jovem tem que pensar que não dá pra começar lá de cima. Como ele mesmo deve esperar, o primeiro emprego talvez não seja os dos mais fáceis e ele não receba tanta grana.

Como entrar no mercado de trabalho sem experiência

Existem várias vagas pra quem é jovem no comércio e em escritórios. Você pode ser um atendente, um balconista um auxiliar, ou talvez um Office boy dentro da própria empresa. Existem muitas empresas de média e grande porte que são obrigadas a chamar pessoas nessa faixa etária para trabalhar. Existe uma lei que determina isso, mesmo que for uma vaga como aprendiz ou por experiência.

Já ouviu falar do CIEE? Então, ele é o Centro de Integração Empresa – Escola. Num programa chamado Aprendiz Legal, os jovens conciliavam trabalho e estudo em períodos do dia. Em 2010, mais de 20 mil jovens foram contratados através do programa.

Para saber mais acesse: http://www.ciee.org.br

É importante também não se esquecer de estudar. O ensino médio não é tudo. Existem vários cursos técnicos gratuitos que o próprio estado disponibiliza. É interessante porque, todas as pessoas têm um sonho e ela pode começar a estudar nessa área que ela sonha em trabalhar, gratuitamente.

Por exemplo, suponhamos que o sonho de terminada pessoa é ser um engenheiro de construção civil. Ele pode realizar o curso de qualificações profissionais pra isso e começar talvez como um servente de pedreiro. A carreira, conforme ele vai praticando/estudando, faz com que ele tenha uma grande possibilidade de crescer no ramo.

Um certificado a mais, com certeza pesa muito na hora de encontrar um trabalho.

Mas lembre-se que sua determinação e sua vontade de trabalhar é o que fará você ingressar no mercado de trabalho. Como diria meu avô: “Ou você faz algo melhor que todo mundo, ou você faz algo diferente que ninguém faz. Só assim pra ganhar dinheiro”.

Você que é jovem, já conseguiu um emprego? Deixe um comentário com suas dicas.

Como entrar no mercado de trabalho sem ensino superior

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

monica comentou:

eu já consegui um emprego atraves em uma organização chamada camp.o camp insere jovens em situação vulnerável no mercado de trabalho.
o camp é a melhor coisa que aconteceu na minha vida

Responder
jailson comentou:

Olá galera,sou Jailson e tenho 19 anos. Bom,eu tinha acabado de concluir o ensino médio e como ainda nao estava preparado financeiramente para engressar numa faculdade,comecei a trabalhar num supermercado como balconista.Sempre atento com o que fazia e enteressado em aprender mais daquela profissao,estou la há um tempo e hoje estou atuando no caixa.Pra vc que está pensando em encontrar o seu 1º emprego,saiba que encontrar o emprego é fácil e mais fácil ainda é vc adaptar-se a ele,basta ter interesse,compromisso e acima de tudo responsabilidade! Espero ter ajudado.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas