Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como fazer um aquecedor solar de baixo custo

Como fazer um aquecedor solar de baixo custo

Sustentabilidade

Faça sua parte! Cuide do meio ambiente e economize dinheiro fazendo o seu próprio aquecedor de solar de água.

Um simples aquecedor solar de baixo custo pode fazer a diferença nos meses seguintes no valor da energia, além de preservar o meio ambiente (Foto:Reprodução)

Um simples aquecedor solar de baixo custo pode fazer a diferença nos meses seguintes no valor da energia, além de preservar o meio ambiente (Foto:Reprodução)

O aquecimento de água para fins pessoais é um dos grandes problemas atuais de energia que o Brasil está enfrentando, ou seja, o chuveiro elétrico é considerado o vilão no consumo de energia elétrica.

Só para se ter uma ideia do gasto, 67,6% dos domicílios possuem chuveiro elétrico, totalizando 18 milhões de unidades. Por que não economizar um pouco de energia e fazer um aquecedor solar de baixo custo?

Como fazer um aquecedor solar de baixo custo

A parte mais importante do aquecedor é a placa coletora. É dentro dela que a água passa para ficar aquecida. É possível fazer essa placa usando dois canos de água marrons e forros de PVC, desses que encontramos em casas de materiais de construção.

Encaixe um cano de cada lado da placa, e cole bem a junção do forro com os tubos, para que não haja vazamento.

A água fria deve entrar por um dos cantos e avançar pelos furinhos que tem dentro da placa. Pela energia e calor do Sol, a água se aquece. Quando quente, a água fica mais leve e, por isso, ela consegue subir pelo cano do outro lado.

Para que ele tenha um desempenho bom, o melhor é limpar a placa depois pintá-la com tinta preta fosca, justamente porque a cor preta ajuda absorver melhor o calor do sol, aquecendo ainda mais a água.

Assim que a água passar pela placa o próximo passo é fazer um reservatório para armazenar a água quente que vem dos coletores. Pode ser usada uma caixa d’agua comum, basta fazer os furos para a distribuição da água. Cinco furos são feitos: 2 na parte de cima, (um para a entrada de água da rua, e outra para a saída do ladrão); os outros 3 furos são feitos na parte embaixo da caixa: (2 para a entrada e saída de água dos coletores e mais 1 furo de saída para o chuveiro).

Dentro da caixa ainda é necessário instalar duas peças. Uma é para levar a água fria que vem das ruas para o fundo do reservatório, feita com uma bóia e um tubo. E a outra peça, conhecida como “pescador”, que “pesca” a água quente que fica na parte de cima e leva para o chuveiro.

O “pescador” é feito com um pedaço de conduíte, aqueles canos usados para a fiação elétrica, com uma bóia ou algo flutuante.

Como instalar o aquecedor solar de baixo custo

Antes de tudo é necessário saber a quantidade de água que você quer aquecer por dia. Se 200 litros forem o suficiente, você vai precisar de duas ou três placas coletoras que dão conta dessa quantidade.

Lembre-se sempre de deixar as placas juntas, unidas pelo cano de PVC. A entrada de água fria passa pelo cano debaixo e a saída de água quente, na ponta do cano de cima. Assim, é só prender as placas no madeiramento do telhado. Para aproveitar ao máximo a luz do Sol, o melhor é que as placas estejam apontadas para a direção do Norte, que é onde o Sol se põe todos os dias.

Ao conectar os canos com o chuveiro, o ideal é usar canos bons que agüentem altas temperaturas. Outro fator importante é instalar um misturador de água quente e fria, já que elas virão para o chuveiro através de canos diferentes.

Faça sua parte, cuide do meio ambiente e economize dinheiro!

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas