Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Como funciona o Sistema Urinário

Como funciona o Sistema Urinário

Corpo Humano

Os órgãos que compõem o sistema urinário são dois rins que produzem a urina, dois ureteres que transportam a urina para a bexiga esta que armazena a urina por um tempo, e a uretra que expele a urina do nosso corpo.

Sistema urinário

Sistema urinário

O sistema urinário é compreendido pelos órgãos uropoéticos que são órgãos que produzem a urina e a armazenam por um tempo e depois libera. Esses órgãos ficam localizados na parte posterior do abdome, estão atrás do peritônio (membrana que forra a parede abdominal), na parte anterior da parede posterior do abdome, em seu terço superior.

Funções do Sistema urinário

Algumas das funções deste sistema são: manutenção da homeostase (capacidade de manter-se estável) através da eliminação de excreções através da urina, atividades orgânicas e produção hormonal de renina e eritropoetina.

Composição da urina

A urina é composta principalmente por ácido úrico, ureia, potássio, sódio, bicarbonato, e em condições que fogem do normal também pode se encontrar glicose e proteínas.

Formação da Urina

Córtex + Medula Renais >Papila Renal > cálices menores > cálice maiores > Pelve renal > Ureter > Bexiga > Uretra > ELIMINAÇÃO.

Como é formado o Sistema urinário

O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Rins: Órgão par, formato parecido com “feijão” de cor vermelho amarronzado, polos: superior e inferior, margens: lateral e medial. Contem capsula fibrosa responsável pela proteção e capsula adiposa responsável pela fixação.

Ureter: tubo estreito, que tem por função conectar pelve renal e bexiga urinária, está localizado na cavidade abdominal.

Bexiga: A bexiga é um reservatório de urina localizada, víscera oca muscular, localizada atrás da sínfise púbica e possui três aberturas: dois óstios dos ureteres (posterior) e um óstio da uretra (anterior)

Uretra: Feminina: canal mais curto, situada atrás de sínfise púbica, utilizada apenas pelo sistema urinário, óstios interno e externo.

Masculina: longa e sinuosa, contem três porções esponjosa ou peniana, membranácea, e prostática. Utilizada pelo sistema urinário e também pelo reprodutor. Também possui óstios: interno e externo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas