Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como os fetos respiram

Como os fetos respiram

Íncrível!

Descubra como os nenéns fazem para respirar dentro da barriga da mamãe.

Os fetos

Já se perguntou como os nenéns fazem para respirar dentro da barriga da mamãe? (Foto: Ilustração)

Como um bebê respira dentro da barriga da mãe

A partir da quarta semana de gestação, inicia-se a formação de pulmões em um feto humano. Ao final da gestação, os pulmões realizam movimentos respiratórios, mas não ocorrem trocas gasosas, pois estão preenchidos por líquido. As trocas gasosas do feto não são realizadas, portanto, pelos pulmões. Nessa função, está envolvida a placenta, uma estrutura que apresenta uma região materna e uma região fetal.

Durante a gravidez, a mulher apresenta aumento da frequencia cardíaca e respiratória, necessário para manter seu metabolismo e sustentar o feto em gestação.

Na região materna da placenta, em contato com a parede do útero, existem vasos sanguíneos (capilares) do organismo materno. Na região fetal, estão os capilares do feto que partem do cordão umbilical. Não ocorre mistura entre sangue materno e fetal, pois eles não entram em contato direto; os capilares das duas regiões da placenta ficam próximos e ocorre troca de gases e materiais por difusão pelas paredes desses vasos.

O feto recebe assim oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e resíduos nitrogenados no sangue materno.

Desenho de um fetoA captação de oxigênio pelo feto torna-se mais eficiente porque sua hemoglobina é especial – produzida inicialmente pelo fígado – possui maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina produzida após o nascimento.

No momento do nascimento, com o rompimento do cordão umbilical, a concentração de oxigênio no sangue do bebê diminui e a concentração de gás carbônico aumenta. Esse aumento provoca queda no pH sanguíneo, condição que estimula o centro respiratório do sistema nervoso.

Ele envia estímulos para as estruturas envolvidas na ventilação pulmonar, e o recém-nascido respira ar pela primeira vez. O líquido que preenchia seus pulmões é em parte eliminado e em parte absorvido pela criança.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

jos.peroto
Ricardo Peroto comentou:

Muito bom esse artigo 🙂

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas