Como os índios viviam no Brasil

Gostou? Seja +1!

Categoria: História
Postado em:
Home » História » Como os índios viviam no Brasil





Os índios possuíam um modo de vida bem simples.  (Foto: Reprodução)

Os índios possuíam um modo de vida bem simples. (Foto: Reprodução)

Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, possuíam um modo de vida muito simples e por chegarem primeiro aqui, ainda hoje, precisam ser respeitados.

Eles viviam em grupos ou nações que eram denominados tribos. Cada tribo tinha seu chefe, que era chamado de cacique, tuxana ou morubixaba. Nessas tribos havia também um chefe religioso e curandeiro, o pajé.

As tribos eram organizadas em aldeias, formadas por um conjunto de ocas, que eram as suas moradias. A esse conjunto dava-se o nome de taba, onde havia uma praça central, a ocara, para realização das festas e reuniões do conselho tribal e cerimônias religiosas.As tabas possuíam ao seu redor uma cerca de troncos, a caiçara, para proteção.

Desenho Índio

Desde pequenos os índios aprendiam a caçar (Foto: Reprodução)

Os homens caçavam , pescavam, construíam as ocas, fabricavam armas e instrumentos musicais. As mulheres plantavam, colhiam, cozinhava, desenvolviam atividades artesanais (redes e cerâmicas) e cuidavam das crianças. As meninas aprendiam os trabalhos da mãe e os meninos acompanhavam o pai.

Os índios tinham suas crenças e seus principais deuses e protetores eram: Jaci (Lua), Tupã (o raio e trovão), Guaraci (Sol), Saci-Pererê (protetor dos vegetais). Navira (protetora dos peixes) Uirapuru (protetor das aves), Rudá (deus do amor e da reprodução) e Anhangá (protetor da caça).As festas indígenas eram realizadas com muita musica e dança, geralmente elas eram comemoradas nas épocas de plantio e de colheita.

Na arte, nas tradições, no vocabulário, nas técnicas utilizadas em embarcações e na agricultura, os índios têm sua parcela de contribuição em nossa cultura.

Embora em número muito reduzido, em nosso país ainda é possível encontrar algumas comunidades indígenas, que contam com o apoio da FUNAI(Fundação Nacional do Índio).